Há finais que valem muito mais do que um troféu, por mais importante que ele seja. Uma delas realiza-se no próximo domingo. Em campo para disputar a Liga dos Campeões de África estarão o Al-Ahly do Egito, antiga equipa de Manuel José, sete vezes Campeã Africana, e os Orlando Pirates da África do Sul, treinados pelo luso-descendente Roger de Sá, e a única equipa do país a vencer o troféu.

Mas a importância do jogo não é igual para as duas equipas. Para o Al-Ahly, «é essencial vencer este jogo, sob pena de não poder continuar a competir». A garantia é de Manuel José, técnico português que comandou os destinos da equipa egípcia durante oito anos. E é fácil perceber o porquê do uso do adjetivo «essencial». No país dos faraós, o mesmo que tem uma paixão enorme pelo desporto rei, houve apenas seis meses de competição nos últimos dois anos.

Desde o início da revolução no país, a instabilidade social tem sido constante e torna difíceis todas as atividades, incluindo, claro está, o futebol. Após o massacre de Port Said, em fevereiro de 2012, em que confrontos entre adeptos do Al-Ahly, treinado por Manuel José, e o Al-Masry, de Port Said, fizeram 74 mortos e 188 feridos, as autoridades consideraram que não havia condições de segurança e o campeonato foi interrompido durante um ano.



A 4 de fevereiro de 2013, cerca de um ano depois, a liga egípcia voltou a disputar-se, mas foi sol de pouca dura. Os problemas de segurança, que obrigavam os jogos a decorrer à porta fechada ou longe dos adeptos das equipas, acentuaram-se desde que o presidente do país, Mohamed Morsi, foi deposto, e a crise financeira fez com que os patrocínios fossem retirados às equipas, tornando a situação insustentável. Al-Ahly e Zamalek foram considerados os campeões dos seus grupos e a fase final, com quatro equipas, nem chegou a ser disputada.

A época 2013/14 não começou sequer. A última previsão apontava para o recomeço da competição em novembro deste ano, mas ainda não há certezas.

Por isso, após um empate (1-1) no jogo da África do Sul, uma vitória em casa permite aos egípcios garantir a presença no próximo ano na Liga dos Campeões Africanos, assegurada ao vencedor da competição, e ainda carimbarem o passaporte para o Mundial de Clubes. Já para não falar no prémio monetário de mais de um milhão de euros para uma equipa que deixou de ter patrocinador.

Manuel José lamenta que, por questões de segurança, o jogo não possa ser disputado no Estádio Nacional. «Vão jogar num estádio pequeno e velho, com mau relvado, mas por ser mais pequeno, talvez seja mais fácil de controlar pelas autoridades».

Fazer história também no futebol

O Al-Ahly conquistou por sete vezes o título de campeão africano. Uma das vezes, em 2012, já numa altura em que não tinha competição regular no campeonato caseiro. Manuel José, que deixou o clube no ano passado, por causa da interrupção do campeonato, explica qual é o segredo do sucesso desta equipa.

«Eu estive lá oito anos e nesse tempo conquistámos muitos títulos, entre eles, quatro Ligas dos Campeões de África, mas mais importante do que isso, foi o trabalho de base. Quando lá cheguei, os jogadores eram quase amadores. Trabalhei as mentalidades, tornaram-se profissionais e foram passando isso a outros jogadores e outros treinadores. Mais do que mudar aquele clube, foi uma mudança no futebol egípcio. Hoje é uma das equipas africanas mais poderosas. Desde que saí, ganharam uma Liga dos Campeões, com um adjunto meu, e vão agora à final com outro», conta o treinador ao Maisfutebol, confessando que estará na capital egípcia para ver o jogo.

«Além disso, é um clube com excelentes condições. Os salários são pagos a tempo, e embora agora a situação esteja mais complicada porque os clubes deixaram de conseguir patrocinadores por causa da crise, nunca falharam. É uma grande diferença para outros clubes», frisa.

O entusiasmo nota-se na voz do treinador ao falar do Egito. Perguntamos se tem saudades e a resposta foi imediata: «Claro. Foram os melhores anos da minha carreira desportiva. Gerou-se uma empatia, não só com os adeptos do Al-Ahly, como com outros. Até a minha mulher tem saudades do Egito», conta. «Fomos muito bem tratados, o povo é tranquilo, afetuoso...»

E regressar? «Para quê? Não há futebol no Egito. A minha ideia era ter ficado lá até terminar a carreira, mas agora não faz sentido».

Questionado sobre se acredita que é possível voltar em breve a ter uma normalidade desportiva no país, Manuel José hesita. «Isso depende da situação política. Só se houver uma melhoria é que é possível. É um país que tem muitas assimetrias, muitos problemas. A crise aqui é uma brincadeira, em comparação com o que eles vivem lá».

E o que viviam, até 2011, era um regime ditatorial de 30 anos. Até que, em 25 de janeiro de 2011, inspirados pela revolução que levou à queda do regime na Tunísia, milhares de egípcios saíram à rua em protesto, contra o presidente Hosni Mubarak. Lutavam contra um regime corrupto, contra más condições de vida, analfabetismo elevados índices de desemprego, violência policial, falta de liberdade de expressão...

Rumaram à Praça Tahrir (Praça da Libertação), coração do Cairo, e aí permaneceram - esses e outros tantos que iam chegando -, dia e noite. Por todo o país, o cenário repetia-se, até que no dia 11 de fevereiro, Mubarak renunciou.



Este foi apenas o início de um longo processo, que o país ainda não ultrapassou, para encontrar a paz e a estabilidade. O poder passou para as mãos de uma junta militar, até Mohamed Morsi, eleito em 2012, assumir a presidência. Um ano depois, também ele foi deposto e será julgado em janeiro de 2014 por incitar ao homicídio de manifestantes. O clima de instabilidade e de violência perdurou no país desde o início da revolução e não se sabe quando chegará a paz ao Egito.

O futuro começa agora

Aplica-se bem a este caso a expressão: «O futuro começa agora». Duas datas muito próximas marcarão o próximo episódio do futebol no país dos Faraós. A primeira é já no domingo, dia 10 de novembro de 2013, final da Liga dos Campeões de África no Cairo.

Nada é simples no Egito por estes dias, muito menos este jogo. Neste encontro decide-se o Campeão Africano, mas também será um teste para ver se o país está preparado para voltar a alguma normalidade futebolística.

Esta será a primeira vez, desde os incidentes de Port Said, que o Al-Ahly poderá voltar a jogar no Cairo perante os seus adeptos. O clube da capital egípcia teve que jogar a mais de 400 quilómetros de casa, do outro lado do país, em El-Gouna, junto ao Mar Vermelho. Por questões de segurança, as autoridades egípcias não autorizam grandes concentrações de pessoas na capital desde que o presidente foi deposto. Além disso, El-Gouna é um estádio pequeno, junto a uma estância balnear, muito mais fácil de controlar pelas forças de segurança, e longe dos complicados adeptos do Al-Ahly.

Agora o cenário muda. Apesar de não permitirem que o jogo da final se dispute no Estádio Nacional, com lotação de 70 mil pessoas, as autoridades autorizam o jogo no Cairo. Será no Estádio Arab Contractors, com capacidade para 30 mil espectadores. Centenas de adeptos dos Orlando Pirates irão da África do Sul para assistir ao encontro, o que poderá constituir um fator acrescido de risco.

No dia 19 há outro teste. Apesar dos protestes do adversário, a FIFA autorizou que o jogo da seleção egípcia frente ao Ghana, de apuramento para o Mundial 2014, seja realizado no Cairo.

Se estes dois encontros correrem bem, podem abrir a porta ao recomeço da competição no país. Se houver problemas de segurança, a travessia do deserto poderá ser bem mais longa.