É uma quinta jornada de luxo aquela que assinala também o regresso de José Mourinho à Liga dos Campeões. Volta a poder garantir já o apuramento e num duelo entre treinadores portugueses, com Pedro Martins no banco do Olympiakos, numa ronda que terá mais confrontos diretos lusos, a começar pela cimeira de Turim entre Juventus e At. Madrid. Com o Benfica a tentar jogar a última cartada para se manter na corrida, em praticamente todos os grupos pode ficar definida a qualificação para os oitavos de final, onde já estão Juventus, Bayern Munique e PSG.

José Mourinho está de volta quase um ano depois, ele que deixou o Manchester United a seguir à fase de grupos da temporada passada, com o apuramento para os oitavos garantidos. Não é um regresso qualquer. Com 141 jogos, Mourinho é o quarto treinador com mais partidas disputadas na competição, que venceu por duas vezes, com FC Porto e Inter. É a sua 17ª presença e em 14 das anteriores passou aos oitavos: as exceções são o FC Porto em 2001/02 e o Chelsea em 07/08, quando saiu ainda com a fase de grupos a decorrer. O Tottenham é o sexto clube que Mourinho representa na Champions.

Foco especial portanto em Londres, mas também em Turim, para o duelo entre Juventus e At. Madrid que se prepara também para voltar a colocar frente a frente Cristiano Ronaldo e João Félix. Mas há mais pontos de interesse, num ronda que tem ainda o Real Madrid-PSG, na terça-feira, ou o Barcelona-Borussia Dortmund, na quarta.

E que tem muitas decisões sobre a mesa, a começar pelo futuro do Benfica. O único representante português em prova, que entra em campo na quarta-feira, chega aqui na última posição do Grupo G, e no limite até pode ficar já de fora mesmo que consiga algo inédito: vencer na Alemanha para a Liga dos Campeões. Em todo o seu historial, as águias só ganharam duas vezes em casa de equipas germânicas, frente a Estugarda (2010/11) e Leverkusen (12/13), sempre para a Liga Europa.

Boa parte do desfecho da fase de grupos pode ficar definido nesta ronda, quando também há já três equipas sem hipóteses de qualificação - Lille, Genk e Galatasaray. Grupo a grupo, o Maisfutebol foi ver o que pode ficar já decidido.

Resultados e classificações da Liga dos Campeões  

Terça-feira:

Grupo A

Jogo grande no Bernabéu, onde o Real Madrid procura o apuramento frente a um PSG que ainda não cedeu qualquer ponto e já está qualificado. Uma vitória garante o bilhete aos «merengues», mas até pode bastar um empate, caso o Club Brugge não vença o Galatasaray no outro jogo. As quatro posições do grupo podem ficar definidas nesta ronda caso os dois jogos terminem empatados: o PSG seria primeiro e o Galatasaray, que já só pode ter terceiro, fica em último se não vencer os belgas.

Real Madrid-PSG, 20h00

Galatasaray-Club Brugge, 17h55

Grupo B

É um duelo português nos bancos que assinala o regresso de José Mourinho à Liga dos Campeões. Ao segundo jogo pelo Tottenham, Mourinho até pode celebrar já o apuramento, frente ao Olympiakos de Pedro Martins, José Sá, Ruben Semedo e Podence. Num grupo onde o Bayern já está apurado, os Spurs qualificam-se se vencerem, mas até podem empatar, se o Estrela Vermelha não ganhar aos alemães. O Olympiakos, último com um ponto, só continua na luta se ganhar, mas pode acabar a ronda em último e fora da Europa.

Tottenham-Olympiakos, 20h00

Estrela Vermelha-Bayern Munique, 20h00

Grupo C

Jornada crucial, com o City muito perto da qualificação no frente a frente com o Shakhtar de Luís Castro. Aos ingleses basta pontuar, mas até podem apurar-se perdendo, se o Dínamo Zagreb não ganhar à Atalanta. Uma vitória em Inglaterra lançaria o Shakhtar, que até ficaria desde já apurado em caso de derrota do Dínamo. Outro resultado adia a decisão para a última jornada.

Manchester City-Shakhtar Donetsk, 20h00

Atalanta-Dínamo Zagreb, 20h00

Grupo D

Cimeira em Turim, com Cristiano Ronaldo de volta do lado da Juve, depois de poupado no fim de semana, e João Félix recuperado de lesão nos «colchoneros», para o reencontro depois do épico empate em Madrid logo na primeira ronda. A Juventus chega tranquila, com o apuramento no bolso, e o Atlético à procura de selar a qualificação. Para isso precisa de vencer, mas também pode empatar se o jogo entre Lokomotiv e Bayer Leverkusen terminar igualmente empatado. O encontro entre a equipa de João Mário e Eder e os alemães, ambos com três pontos, é crucial para ambos. Caso ganhe, o Lokomotiv fica desde logo pelo menos com o terceiro lugar e a passagem à Liga Europa assegurados.

Juventus-At. Madrid, 20h00

Lokomotiv Moscovo-Bayer Leverkusen, 17h55

Quarta-feira:

Grupo E

Confronto em Anfield entre os dois principais candidatos do grupo. Qualquer um deles se apura em caso de vitória e no limite até podem qualificar-se ambos independemente do resultado, se no outro jogo o Salzburgo não ganhar em casa do Genk.

Liverpool-Nápoles, 20h00

Genk-Salzburgo, 20h00

Grupo F

Jogo grande no Camp Nou, também com duelo português à vista entre Nelson Semedo e Raphael Guerreiro, num grupo competitivo como se adivinhou desde o início, mas em que até podem ficar já decididos ambos os lugares de apuramento, deixando nesse caso pelo caminho o Inter. O Barcelona parte da posição mais confortável e se ganhar não só sela o apuramento como o primeiro lugar. Até pode apurar-se perdendo, caso o Inter também perca. O Dortmund, que tem desvantagem com o Inter no confronto direto, garante desde já a qualificação se ganhar no Camp Nou.

Barcelona-Borussia Dortmund, 20h00

Slavia Praga-Inter, 20h00

Grupo G

O tudo ou nada do Benfica. Tudo o que não seja uma vitória significa já a eliminação, mas há até um cenário em que, mesmo ganhando, as águias ficariam eliminadas logo nesta ronda: se vencerem o Leipzig por 1-0 não ficam em vantagem no confronto direto (o Leipzig venceu na Luz por 2-1). E nesse caso, se o Lyon vencer o Zenit, alemães e franceses garantiriam já o apuramento. Para lá das contas do Benfica, que fecha a fase de grupos em casa com o Zenit, ao Leipzig basta um empate para se apurar, mas pode nem ser preciso se os russos não vencerem o Lyon.

Zenit-Lyon, 17h55

Leipzig-Benfica, 20h00

Grupo H

O grupo mais embrulhado de todos tem três equipas com sete pontos e um duelo crucial no Mestalla. Quem vencer o duelo entre Valência e Chelsea garante virtualmente o apuramento, mas em caso de empate fica tudo adiado para a última jornada, quando os espanhóis visitam o Ajax. O Lille de José Fonte, Renato Sanches e Tiago Djaló já só tem hipóteses remotas de chegar ao terceiro lugar, mas para isso precisa de vencer o Ajax.

Valência-Chelsea, 17h55

Lille-Ajax, 20h00