A par do Barcelona, o Ajax garantiu, esta terça-feira, a qualificação para as meias-finais da Liga dos Campeões. Depois de eliminar o Real Madrid, a formação holandesa superou a Juventus e está entre os quatro melhores da prova pela primeira vez desde 1997.

A formação de Amesterdão juntou, à história do futebol europeu, dois dados inéditos e que dizem da campanha até a dita fase da prova.

De acordo com o estatístico espanhol MisterChip, a equipa da Holanda é a primeira a vencer no reduto do Real Madrid e da Juventus na mesma temporada, em toda a história das competições europeias.

Além disso, o Ajax fez algo que nunca uma outra equipa fizera na história da Liga dos Campeões. A equipa treinada por Erik ten Hag é a primeira a alcançar as meias-finais da liga milionária, após ultrapassar três eliminatórias prévias à fase de grupos.

Champions: sabe há quanto tempo Ronaldo não falhava as meias-finais?

Ora, este Ajax entrou na luta pelo acesso à fase de grupos a 25 de julho de 2018, data da primeira mão da segunda pré-eliminatória. Nesta fase, os holandeses eliminaram o Sturm Graz, da Áustria. Depois, na terceira pré-eliminatória, foram os belgas do Standard Liège a cair aos pés desta equipa. No play-off, o Ajax eliminou os ucranianos do Dínamo Kiev.