A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciou esta quinta-feira que vai adiar a penúltima jornada do campeonato local para que o Ajax tenha mais dias de descanso antes da primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões, frente ao Tottenham, marcada para 30 de abril.

Assim, o emblema de Amesterdão terá sete dias para preparar o embate ante os spurs, que por sua vez só terão três, porque em princípio jogará no sábado, 27 de abril, com o West Ham.

Os nove jogos da 33.ª ronda da Eredivisie vão disputar-se então a 15 de maio, quarta-feira.

Em comunicado, a KNVB revelou que nem todas as equipas ficaram satisfeitos com a medida e que a mesma é passível de recurso, mas defendeu que «não é possível agradar a todos» e que todo o futebol holandês «beneficia da presença do Ajax nas meias-finais da competição mais importante da UEFA».

Refira-se que o Ajax, além de estar nas meias-finais da Champions, está na luta pelo título holandês. Os comandados de Ten Hag ocupam o primeiro lugar, em igualdade pontual com o PSV, embora tenham vantagem nos golos.

Entretanto, Sérgio Conceição também se manifestou sobre este tema no Twitter: «Um bom exemplo a seguir. É importante ter em consideração os tempos de recuperação ideais dos atletas e definir, em conjunto, um calendário que proteja e promova o futebol português.»

[Artigo original publicado às 18h38]