Com a confirmação do título de campeão nacional, o Benfica viu também confirmado o estatuto de cabeça de série na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. A mudança de critérios decidida pela UEFA em 2014 faz com que os campeões dos sete primeiros países do ranking – oito, neste caso, porque não vai ser usada a vaga do campeão europeu - tenham acesso garantido no pote um, sendo as restantes equipas distribuídas em função do seu coeficiente.

A fazer companhia ao Benfica – e, portanto, sem possibilidade de integrarem o grupo dos encarnados - estarão Barcelona, Chelsea, Bayern Munique, Juventus, PSG, Zenit S. Petersburgo e PSV Eindhoven. Este será a terceira época consecutiva em que o Benfica vai para o pote um – embora nas duas temporadas anteriores não tenha superado a fase de grupos. Aliás, o desempenho europeu na época em curso terá sido a única pedra no sapato da temporada dos encarnados, que terminaram o seu grupo na última posição, sem direito à repescagem para a Liga Europa.

Admitindo que o treinador encarnado continue na Luz, esta será a terceira oportunidade para o Benfica na era Jorge Jesus justificar o estatuto de cabeça de série. Mas sem garantias de que, no que diz respeito a contratações, o verão permita reforçar a competitividade externa da equipa, a exemplo do que já sucedeu nesta temporada. Com o atual treinador aos comandos o Benfica participou até agora em cinco edições da Liga dos Campeões, superando a fase de grupos apenas uma vez (em 2011/12, onde chegou aos quartos de final). Em três ocasiões (2011, 2013 e 2014) terminou o seu grupo no terceiro lugar e neste ano, pela primeira vez, acabou em quarto.

Por outro lado, pela primeira vez desde 2011, o FC Porto, que na época em curso até fez o seu melhor desempenho na Champions desde 2004, vai deixar o Pote um no próximo sorteio, passando a integrar o pote dois, para já com o Real Madrid como companhia confirmada. O At. Madrid está a um ponto de garantir também esse estatuto na Liga espanhola, o mesmo acontecendo com o Arsenal, na Premier League. Os dragões têm como certa, no seu grupo, a companhia de uma equipa do Pote um, que não será o Benfica.

A título de curiosidade, as novas determinações da UEFA tornam possível que quatro equipas com coeficiente inferior ao FC Porto (Juventus, Zenit, PSV e PSG) estejam num pote superior ao dos dragões. Pelo mesmo motivo, equipas com cotação superior ao Benfica (Real Madrid e At. Madrid) vão ficar num pote inferior ao dos encarnados.

De referir que há outras equipas com presença garantida na fase de grupos, mas ainda sem terem definido o pote em que vão participar no sorteio. São elas: Manchester City, Lyon, Dínamo Kiev, Olympiakos, Borussia Moenchengladbach, Wolfsburgo, além do vencedor da Liga Europa (Dnipro ou Sevilha). Todas estas equipas têm cotação inferior às portuguesas e são potenciais adversárias do Benfica.

Sporting torce pelas equipas de Roma

Para o Sporting, que tem como certa a participação no play-off, o cenário da semana passada conheceu algumas definições extra. Assim, os leões continuam sem saber se vão ter um dos cinco lugares de cabeça de série nessa ronda de qualificação, mas têm já como certo que o seu coeficiente (56.276) é inferior ao de Bayer Leverkusen, e também dos representantes de Espanha e Inglaterra, quaisquer que estes sejam. Os leões torcem agora para que o representante italiano (3º classificado da Série A) seja a Lazio ou a Roma, que têm cotação mais baixa. Já o Nápoles, se conseguir essa posição, ultrapassará o representante português na hierarquia do sorteio.

Participantes no play-off, além do Sporting:
Bayer Leverkusen (Ale)
4º classificado de Espanha ( At. Madrid, Valencia ou Sevilha)
4º classificado de Inglaterra ( Man. United ou Arsenal)
3º classificado de Itália (Roma, Lazio ou Nápoles)

Além destas equipas, o Sporting terá no lote de possíveis adversários os cinco apurados da terceira pré-eliminatória, a sair de entre estes dez participantes:

Ajax (Hol)
Young Boys (Sui)
3º classificado de França (Mónaco, Marselha ou Saint Etienne)
2º classificado da Turquia (Fenerbahçe, Besiktas ou Galatasaray)
2º classificado da Rússia (CSKA, Krasnodar ou Dínamo)
2º classificado da Ucrânia ( Shakhtar ou Dnipro)
2º classificado da Grécia* (Panathinaikos, PAOK, Asteras e Atromitos)
2º classificado da Bélgica* (Gent, Anderlecht, Brugge ou Standard)
2º classificado da Áustria (Salzburg, Rapid, Sturm Graz, Altach ou Wolfsberger)
2º classificado da Rep. Checa (Plzen, Sparta Praga ou Jablonec).

A negro, as equipas com coeficiente da UEFA superior ao Sporting.