O clube checo Sigma Olomouc, vencedor da Taça daquele país, foi proibido pela UEFA de participar na edição 2012/13 da Liga Europa de futebol, pelo envolvimento num caso de manipulação do resultado de um jogo disputado em 2009.

«A Comissão de Recurso da UEFA decidiu que o Sigma Olomouc não poderá participar na edição 2012/13 da Liga Europa», anunciou a Federação Checa de Futebol (FARC) no seu site oficial.

A decisão da Comissão de Recurso da UEFA baseou-se nas conclusões da própria Comissão Disciplinar da federação checa, que retirou àquele clube nove pontos no campeonato, aplicando-lhe uma multa de quatro milhões de coroas (157 mil euros).

Segundo aquela comissão, o Sigma Olomouc tentou corromper jogadores do Bohemians de Praga com 300 mil coroas (11.750 euros), antes de um jogo do campeonato checo, em maio de 2009, considerado chave para assegurar um lugar de acesso à Liga Europa. O Sigma acabou por vencer essa partida por 3-0.

O comunicado da FARC não especifica ainda se o Sigma Olomouc será substituído por outro clube checo na Liga Europa de 2012/13.