Cinco minutos de sonho, já nos descontos, valeram ao Sporting uma incrível reviravolta na Ucrânia diante do Vorskla Poltava e o triunfo por 2-1 que permite igualar o Arsenal, que venceu o Qarabag fora por 3-0, na liderança do Grupo E, com seis pontos.

Depois de 90 minutos de falta de ideias e desperdício, o leão pálido acordou já perto do final e em dois tempos virou o jogo o avesso. A cor veio do banco. Peseiro lançou Montero e Jovane Cabral e ambos marcaram os golos do triunfo.  

O jogo, porém, teve 90 minutos de uma história bem diferente. Logo aos 10 minutos, um mau alívio de André Pinto deu a oportunidade a Kulach atirar em arco à entrada da área para inaugurar o marcador para a equipa da casa.

A vencer por 1-0, o Vorskla recuou e limitou-se a atacar quase só pela certa. 

Ainda assim, a atuar com um inédito equipamento branco (por exigência da UEFA) o leão teve uma exibição demasiado pálida quase até à fulgurante ponta final do jogo.

O Sporting ocupou o meio-campo do Vorskla, mas nem sempre atacava bem, apesar da capacidade de encontrar espaços de Bruno Fernandes e da capacidade de Mané e Nani, bem abertos nos flancos, criarem espaços.

LE: Vorskla Poltava-Sporting, 1-2: ficha de jogo

As oportunidades, ainda assim, sucederam-se, mas Diaby esteve perdulário e Shust, o guarda-redes adversário, fazia o resto. Exemplo claro disso mesmo: um remate à entrada da pequena área de Nani quase em cima do intervalo.

No segundo tempo, Acuña, num remate em arco, e Montero, de bicicleta, também estiveram perto do golo. Haveria mesmo de ser o colombiano a desbloquear a questão, já em cima dos 90: Montero recebeu o passe longo de Jefferson, dominou na área e atirou cruzado para o mais que merecido golo empate.

Após desferir o primeiro golpe na presa, o leão pálido tornou-se insaciável e, momentos depois, num contra-ataque letal Jovane Cabral atirou para o 2-1.

Que fim de jogo incrível este que valeu a reviravolta na Ucrânia já nos descontos!

O Sporting deu um passo importante rumo ao apuramento (Vorskla e Qarabag têm zero pontos) e segue na frente do Grupo E como Arsenal (ambos com seis pontos), adversário dos próximos dois jogos.