Tiago Fernandes garante que está totalmente focado no jogo desta quinta-feira com o Arsenal e pouco preocupado pelo facto de estar a prazo no comando da equipa perante a iminente chegada do treinador holandês Marcel Kaiser. O treinador interino dos leões manifestou ainda grande respeito pelo valor do adversário que não perde há catorze jogos, mas garante que os leões estão em Londres para lutar pelos três pontos.

«É um jogo de Liga Europa, uma competição que tem grandes jogadores em prova. Conhecemos o valor do Arsenal, vai jogar em sua casa, perante o seu público, mas nós somos o Sporting. Vamos tentar encarar esse favoritismo e vamos lutar pelos três pontos até ao final do jogo», começou por destacar, em conferência de imprensa no Estádio Emirates, em Londres.

Um jogo que pode marcar a despedida de Tiago Fernandes à frente da equipa principal. «Estou sempre preparado e sempre disponível para ajudar o Sporting, seja em que situação for, como faço há oito anos, desde que entrei nesta casa. Quanto a mais não me diz respeito, estou aqui para ajudar. Independentemente da posição da direção, não estou preocupado com o que virá a seguir, estamos concentrados apenas no jogo. Confio na direção que sabe perfeitamente o que quer para o futuro. Estou aqui para ajudar. Estarei preparado para tudo, irei ter sempre uma enorme gratidão a este clube por tudo o que me ajudou a crescer», comentou.

O Arsenal vem de um empate diante do Liverpool (1-1), mas segundo a imprensa inglesa, Unai Emery prepara uma revolução no onze, anunciando sete alterações na equipa. «Não estamos muito preocupados com o que o treinador vai fazer em relação às opções técnico ou táticas, estamos mais preocupados connosco. Sabemos que no caso do Arsenal, jogue um ou outro, será sempre uma equipa forte. Disputamos todos os jogos para vencer. Vamos trazer mais adeptos do que os que o Arsenal levou a Alvalade, isso demonstra a grandeza do nosso clube. Eles estão sempre connosco e vamos querer dar-lhes uma alegria», prosseguiu.

Depois na estreia frente ao Santa Clara, Tiago Fernandes vai agora estrear-se num grande jogo da Liga Europa, mas também pode ser o último à frente da equipa principal. «Nós, treinadores do Sporting, todos os jogos que fazemos neste clube, são todos grandes, são todos para vencer. Tento dar o meu máximo e é isso que vou fazer amanhã. Tenho tido uma grande ajuda destes grandes atletas que têm treinado de forma fantástica. É isso que me dá prazer, é estar à frente deste grupo de grandes profissionais. Vou continuar no Sporting para ajudar no que for preciso», comentou.

No primeiro jogo, nos Açores, Tiago Fernandes apostou num 4x4x2, em detrimento do habitual 4x2x3x1 de José Peseiro. «Nos Açores falou-se um pouco do nosso sistema tático, mas não mudámos ao intervalo. Mudámos apenas o nosso posicionamento defensivo, alterámos um jogador com características diferentes ao intervalo. O que podem esperar é uma equipa a entrar para ganhar, com ambição, com garra e com compromisso. Seja a jogar com um, dois ou três na frente, estão preparados para jogar de uma ou outra forma. Preparei-os para isso. São grandes profissionais e conseguem interpretar o que lhes for pedido no terreno de jogo», referiu.

O treinador evitou entrar em pormenores em relação à equipa que vai jogar esta quinta-feira, mas foi claro quanto às intenções com o Sporting vai entrar em campo. «Quando se fala do ponto de vista tático, não jogamos só a pensar em nós, temos de ver o que o adversário também vai fazer em cada momento do jogo. Se errares, eles vão aproveitar mais vezes, porque têm muita qualidade. Não nos podemos por fora do jogo. Temos de ser muito organizados, coesos, como temos sido, como fomos nos Açores. O segredo é jogar à Sporting, com uma ambição enorme e com vontade de ganhar», insistiu.

Quanto ao adversário. «Estudei o Arsenal, já conhecia o Arsenal do jogo da primeira volta. Aceito o conselho das pessoas que me rodeiam, principalmente do nosso departamento de análise sobre o adversário. O mais importante não é só o que fizermos, mas sim estar preparados para defrontar uma grande equipa. Nunca pensamos no jogo que vem a seguir, mas sim no jogo de amanhã», destacou.

A verdade é que o Arsenal não perde há catorze jogos. «O Arsenal é uma excelente equipa, sabemos do seu valor, mas estamos mais focados nos nossos jogadores, naquilo que podemos fazer amanhã, Independentemente de eles ainda não terem perdido nesta fase de grupos, alimentamos a esperança de podermos disputar os três pontos e conseguir o primeiro lugar do grupo», acrescentou ainda.