O Ajax não conquistou o campeonato, mas vê na Liga Europa uma oportunidade de voltar a fazer história. Para o técnico do clube holandês, a final com o Manchester United não «será um jogo normal».

«Se disser que será um jogo normal, as pessoas vão rir-se. Mas os meus rapazes, não interessa quão jovens são, não terão medo. Jogaram grandes jogos esta época. Vejam o jogo contra o Feyenoord [vitória por 2-1]. Vejam o que fizemos contra o Schalke 04 nos quartos-de-final da Liga Europa [venceram por um total de 4-3 no conjunto das duas mãos, apesar de terem ficado reduzidos a dez no segundo jogo]. Iremos levar toda essa experiência connosco para Estocolmo», disse Peter Bosz.

Se na Holanda a liga já terminou, os «red devils» ainda têm duas jornadas para cumprir na Premier League. Ao todo, o United terá mais oito encontros realizados do que o vice-campeão holandês. Tudo isto antes da final de Estocolmo, que marca o fim da temporada para os emblemas de Amesterdão e Manchester.

Apesar da conjuntura, o treinador do Ajax defende que José Mourinho não tem razão para reclamar com o cansaço dos seus jogadores. «O mestre dos jogos mentais não tem direito de reclamar, tendo em conta a força do plantel que tem às suas ordens. Se olhar para as equipas iniciais que tem apresentado toda a temporada, então ele está a jogar quase com duas equipas diferentes. Uma para a Liga Europa e outra para a Premier League», distingue.

Bosz desvaloriza as diferenças de sobrecarga nas duas equipas. «Se os jovens que ele tem usado nos jogos europeus não jogarem no próximo fim-de-semana, então, terão exatamente o mesmo tempo de descanso dos meus jogadores. É só ver a quantidade de jogadores que ele tem disponível para rodar», observou.

Quatro vezes campeão europeu de clubes, o Ajax regressa a finais europeias ao fim de 21 anos. Apesar de ter um dos plantéis mais jovens do futebol europeu, Bosz assegura que o Ajax não vai entrar pressionado na Friends Arena.

«Não nos preocupamos com os adversários. Durante esta época temos vindo a trabalhar no estilo de futebol que os nossos adeptos gostam. É um estilo que pressiona o adversário em todo o campo, que toma a iniciativa do jogo do primeiro ao último minuto e está virado para o ataque», concluiu.

A final da Liga Europa disputa-se em Estocolmo no próximo dia 24 de maio, a partir das 19h45.