Terminada a jornada de Liga dos Campeões começa a ronda três da Liga Europa ( para seguir aqui). Com o Estoril à procura da primeira vitória, o Rio Ave à procura dos primeiros pontos e os favoritos a começarem a assumir-se. Na linha da frente para já três italianos: Inter, Nápoles e Fiorentina são três das cinco equipas em prova que venceram todos os jogos até agora. As outras são, curiosamente, rivais dos clubes portugueses: Dínamo Moscovo e Dínamo Kiev. Todos bem posicionados nesta primeira fase da competição que tem a partir da próxima época uma cenoura agitada pela UEFA: a presença automática do vencedor pelo menos no play-off da Liga dos Campeões. Ou na fase de grupos, se o vencedor da Champions se tiver qualificado através do seu campeonato. 

Quanto à terceira jornada, comecemos na Amoreira, onde o Estoril recebe o Dínamo Moscovo, depois de ter vencido o Panathinaikos na segunda jornada. Após a eliminação na Taça de Portugal frente ao Varzim, José Couceiro diz que este é o melhor desafio possível, para uma equipa que já aprender a ganhar na Europa. 

Olho na Amoreira também para o outro jogo do Grupo E, onde o PSV defronta o Panathinaikos, do português Zeca, podendo chegar aos seis pontos.

Quanto ao Rio Ave, está na Roménia, para defrontar o Steaua Bucareste. O segundo jogo seguido fora de casa, depois da derrota frente ao Aalborg. É o tudo ou nada para os vilacondenses nesta sua época de estreia na Europa.

Na única partida em Vila do Conde, a equipa de Pedro Martins perdeu com o Dínamo Kiev. Os ucranianos, com Miguel Veloso, recebem o Aalborg, à procura de manter o registo 100 por cento vitorioso.

Entre os jogos para seguir nesta ronda, nota ainda para o St. Liége-Sevilha. Os belgas, onde está o português Jorge Teixeira e que despediram esta semana o treinador, no meio de um período conturbado do clube, recebem os detentores do troféu, que devem contar com o trio português: Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço. É um grupo ainda muito aberto, liderado pelo Sevilha com quatro pontos, seguido de Feyenoord e St. Liége, ambos com três, por fim o Rijeka, com um ponto.

Pressão de resto sobre o Tottenham, ainda sem vitórias, que recebe o Asteras Tripoli, nesta altura líder do Grupo C. E atenção ao Dínamo Zagreb, uma das equipas mais portuguesas da Europa (tem Eduardo, Ivo Pinto, Wilson Eduardo, Paulo Machado e Gonçalo Santos), que joga em Salzburgo, à procura de uma vitória, depois de ter perdido com o Celtic na ronda anterior.

Todos os resultados e classificações da Liga Europa

Grupo A

Villarreal-Zurique, 20:05
Borussia MGladbach-Limassol, 20:05

Grupo B

Torino-HJK Helsínquia, 20:05
Club Brugge-Copenhaga, 20:05

Grupo C

Tottenham-Asteras, 20:05 (SportTV5)
Partizan-Beşiktaş, 20:05

Grupo D

Celtic-Astra, 20:05
Salzburgo-Dinamo Zagreb, 20:05

Grupo E

Estoril-Dinamo Moscovo, 20:05 (SportTV1) 
PSV Eindhoven-Panathinaikos, 20:05 (SportTV2)

Grupo F

Inter-Saint-Étienne, 20:05 (SportTV3)
Dnipro-Qarabag, 20:05

Grupo G

Rijeka-Feyenoord, 18:00
Standard Liège-Sevilha, 18:00 (SportTV1)

Grupo H

Krasnodar-Wolfsburgo, 17.00
Lille-Everton, 18:00 (SportTV2)

Grupo I

Slovan Bratislava-Sparta Praga, 18:00
Young Boys-Nápoles, Ita, 18:00 (SportTV3)

Grupo J

Aalborg-Dynamo Kiev, 18:00 (SportTV5)
Steaua Bucareste-Rio Ave, 18:00 (SIC) 

Grupo K

Dinamo Minsk-Guingamp, 18:00
PAOK-Fiorentina, 18:00

Grupo L

Trabzonspor-Lokeren, 18:00
Metalist-Legia Varsóvia (quarta-feira), 0-1