O Besiktas venceu esta quinta-feira o Hapoel Beer Sheva por 3-1, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Com Quaresma no onze inicial, a tarefa do conjunto turco não foi nada fácil, mas a eficácia e a capacidade de sofrimento permitiu-lhe sair de Israel com um triunfo importante.

Foi dos pés do português que teve início o lance que resultou no primeiro golo do encontro. Após um cruzamento de Quaresma, William introduziu a bola na própria baliza, dando vantagem ao Besiktas. Barda empatou para os da casa antes do intervalo, mas Tosun e Hutchinson resolveram o encontro a favor do Besiktas, aos 60' e 90+4', respetivamente.

A partida de maior realce aconteceu porém aqui mais perto. Em Espanha o Villarreal foi cilindrado pela Roma, perdendo em casa por uns expressivos 4-0.

O bósnio Edin Dzeko foi a grande figura dos italianos, ao apontar um hat-trick. O momento alto da noite pertenceu no entanto a Emerson, que abriu o marcador na primeira parte com um golaço do meio da rua.

Triunfo gordo da Roma que garante praticamente um lugar na próxima fase da competição.

CONFIRA OS RESULTADOS COMPLETOS DA 1ª MÃO DOS 16 AVOS DE FINAL

Ainda em Espanha, o Atlhetic Bilbao teve de aplicar-se para vencer o APOEL Nicósia. A equipa cipriota, com o português Nuno Morais no onze inicial, teve em Efrem o principal protagonista.

Depois de apontar o golo inaugural aos 36', Efrem iria marcar outro mas na própria baliza e restabelecer o empate, isto tudo em apenas dois minutos.

No segundo tempo os bascos colocaram-se em vantagem, com golos de Aduriz e Inaki Williams, mas ainda concederam um tento aos cipriotas já em cima do apito final.

Destaque também para os triunfos de Anderlecht e Schalke 04. Os belgas venceram em casa o Zenit por 2-0, numa partida em que os russos alinharam com Neto a titular e fizeram entrar Danny na segunda parte. Os germânicos foram à Grécia vencer o PAOK por 3-0.

Por fim, Legia Varsóvia e Ajax empataram sem golos, num encontro em que os holandeses acabaram reduzidos a dez, após a expulsão de Tete, aos 84 minutos.