O Salzburgo fez história esta quinta-feira ao conseguir a primeira vitória em território alemão ao surpreender o Borussia Dortmund com uma vitória por 2-1, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. Uma derrota inédita também para o Dortmund que nunca tinha perdido com equipas austríacas.

Confira a FICHA DO JOGO

A primeira parte até foi equilibrada, com ligeiro ascendente do Dortmund, mas com o Salzburgo a mostrar que podia chegar ao golo a qualquer momento, com oportunidades claras para bater Bürki, com destaque para um remate de Hee-Chan Hwang à trave mesmo antes do intervalo.

O avançado sul-coreano acabaria por ser protagonista no início da segunda parte, logo aos 48 minutos, ao sofrer uma falta de Ömer Toprak em plena área. Na conversão do castigo máximo, o kosovar Valon Berisha atirou a contar. O Dortmund mal teve tempo para esboçar uma reação e, sete minutos depois, os austríacos estavam de novo em festa, mais uma vez pelos pés de Berisha, com um remate espetacular a finalizar um rápido contra-ataque conduzido por Lainer sobre a direita.

Dois golos que silenciaram o «muro amarelo» por instantes. Peter Stöger não esperou muito mais e lançou, de uma assentada, Philipp e Pulisic para os lugares de Batshuayi e Gotze. O extremo norte-americano precisou apenas de um minuto para mostrar trabalho descendo pelo flanco antes de assistir para o golo de Schürrle.

Um golo, marcado aos 63 minutos, que reanimou a equipa da casa e o próprio jogo, agora ainda mais aberto, com o Dortmund à procura do empate e um Salzburgo que não se encolhia. Schürrle esteve perto do empate, num lance desenhado por Pulisic e Philipp. Papastathopoulos também esteve muito perto do 2-2, na sequência de um grande passe de Schmelzer, mas o Salzburgo também podia ter ampliado a vantagem, com destaque para mais uma iniciativa de Lainer.

O jogo chegou ao final sem mais golos e a eliminatória segue em aberto até 15 de março, com os austríacos com uma surpreendente e histórica vantagem.