O Sporting terá de lutar contra a história para ambicionar chegar aos oitavos de final da Liga Europa depois de ter perdido o primeiro jogo em casa diante do Villarreal por 0-1. O Maisfutebol esteve a esmiuçar todos os jogos dos leões a eliminar na Europa e em dez casos que perdeu o primeiro jogo em casa apenas uma vez conseguiu seguir em frente. Foi na temporada de 2010/11, no play-off de acesso à Liga Europa, diante dos dinamarqueses do Brondby. Nessa eliminatória, sob o comando de Paulo Sérgio, os leões viraram uma derrota por 0-2 em Lisboa para um triunfo por 3-0 em Copenhaga. Mas esse foi um caso único, nos restantes nove exemplos, o Sporting foi sempre eliminado. A complicar a vida da equipa de Keizer, os leões também nunca venceram em Espanha.

Começamos por dizer que em boa parte das eliminatórias, na Europa, os leões jogam maioritariamente o primeiro jogo fora de casa ou quando jogam a primeira mão no papel de anfitriões é muito raro perderem. Somando todas as competições, da Taça UEFA à Liga Europa, da Taça dos Campeões à Liga dos Campeões, incluindo pré-eliminatórias e play-offs, até às extintas Taça das Cidades com Feira e Taças das Taças, num total de 327 jogos, encontrámos apenas dez casos em que o Sporting perdeu o primeiro jogo em casa em jogos a eliminar. Desses dez casos, ainda sem contar com o Villarreal, os leões conseguiram apenas uma reviravolta.

O caso mais recente tem apenas três anos e é o mais aproximado da atual realidade dos leões. Foi na temporada de 2015/16, também logo a seguir à fase de grupos e com o mesmo resultado no primeiro jogo em casa. O Sporting perdeu com os alemães do Bayer Leverkusen por 0-1, golo solitário de Karim Bellarabi (26m), depois perdeu na Alemanha por 1-3 e de pouco valeu o golo marcado por João Mário no BayArena.

Antes disso, ficou registado o único caso em que o Sporting conseguiu virar a eliminatória depois de perder o primeiro jogo em casa. A tal eliminatória com o Brondby. Os dinamarqueses surpreenderem em Alvalade e venceram com golos de Kristiansen (43m) e Ousman Jallow (52m). Uma semana depois, a equipa de Paulo Sérgio foi ao sul de Copenhaga vencer por 3-0, com golos de Evaldo (45m), Nuno André Coelho (75m) e Yannick Djaló (90m) numa equipa em que ainda jogava Abel Ferreira, atual treinador do Sp. Braga.

Além destes dois casos, há mais oito situações em que os leões foram sempre eliminados depois de uma primeira derrota caseira. Há casos em que a eliminatória ficou desde logo condenada, como a histórica goleada consentida diante do Bayern Munique (0-5), em 2008/09, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, confirmada depois em Munique com mais um resultado avassalador para os leões (1-7).

Mas também há eliminatórias em que o Sporting esteve muito perto de conseguir virar o resultado fora de portas, como aconteceu em 2002/03, na primeira eliminatória da Taça UEFA, frente ao Partizan. Depois de terem perdido em Alvalade por 1-3, os leões estiveram a vencer por 3-1 em Belgrado, com golos de Toñito, Kutuzov e Pablo Contreras, mas acabaram por cair no prolongamento.

Nos restantes casos, o Sporting perdeu quase sempre o segundo jogo depois de perder o primeiro em casa.

Leões nunca venceram em Espanha

Assim, na próxima quinta-feira, quando o Sporting visitar o La Cerámica, terá de se inspirar no embate com o Bondby, de há nove anos, para ambicionar seguir em frente. Uma corrida contra a história reforçada pelo facto dos leões nunca terem conseguido vencer em Espanha.

Em treze jogos realizados no país vizinho, a equipa de Alvalade acumula três empates e dez derrotas. Também é verdade que este será apenas o segundo caso em que joga em Espanha depois de ter perdido em Alvalade. O outro caso foi na época de 1988/89,  na segunda eliminatória da Taça da UEFA, quando os leões perderam em casa diante da Real Sociedad (1-2) e depois empataram sem golos em San Sebastián.

 

Todas as eliminatórias em que o Sporting perdeu o primeiro jogo em casa:

2015/16: Liga Europa, 16 avos de final

Sporting-Bayer Leverkusen, 0-1

Bayer Leverkusen-Sporting, 3-1

 

2010/11: Liga Europa, play-off de acesso à fase de grupos

Sporting-Brondby, 0-2

Brondby-Sporting, 0-3

 

2008/09: Liga dos Campeões, oitavos de final

Sporting-Bayern Munique, 0-5

Bayern Munique-Sporting, 7-1

 

2005/06: Liga dos Campeões, 3ª pré-eliminatória

Sporting-Udinese, 0-1

Udinese-Sporting, 3-2

 

2002/03: Taça UEFA, 1ª eliminatória

Sporting-Partizan, 1-3

Partizan-Sporting, 3-3 (ap)

 

1998/99: Taça UEFA, 1ª eliminatória

Sporting-Bolonha, 0-2

Bolonha-Sporting, 2-1

 

1988/89: Taça UEFA, 2ª eliminatória

Sporting-Real Sociedad, 1-2

Real Sociedad-Sporting, 0-0

 

1980/81: Taça dos Campeões, 1ª eliminatória

Sporting-Budapest Honved, 0-2

Budapest Honved-Sporting, 1-0

 

1978/79: Taça das Taças, 1ª eliminatória

Sporting-Banik Ostrava, 0-1

Banik Ostrava-Sporting, 1-0

 

1958/59: Taça dos Campeões, 1ª eliminatória

Sporting-Standard Liége, 2-3

Standard Liége-Sporting, 3-0