Estoril e Rio Ave entram em campo nesta quinta-feira para a segunda jornada da Liga Europa em busca dos primeiros pontos. E da primeira vitória de sempre para ambas as equipas na fase de grupos da competição, esta longa maratona antes de fevereiro, quando se jogam as decisões da prova, já com as equipas que vêm da Liga dos Campeões. Esta não consegue fugir ao estigma de ser uma fase da prova de segundo plano. Como notou nesta quinta-feira José Couceiro, o treinador do Estoril, quando lamentou a difícil gestão dos (curtos) intervalos entre Liga Europa e Liga, frisando que o mesmo não acontece com os clubes da Liga dos Campeões. 

«Nós e o Rio Ave, as equipas que jogam a Liga Europa, somos penalizados face às equipas que jogam a Champions nos tempos de descanso, o que é inacreditável quando se pretende que façamos pontos para o ranking português», afirmou o treinador do Estoril. 

A receção ao Panathinaikos surge para o Estoril precisamente numa altura complicada na Liga, com apenas cinco pontos somados em seis jornadas. E a prioridade, como lembra José Couceiro, é o campeonato, mesmo que os canarinhos alimentem o sonho de fazer algo positivo na Europa.  

O Rio Ave, depois de passar duas pré-eliminatórias na sua época de estreia, sofreu uma derrota dura frente ao Dínamo Kiev na primeira jornada. Também atravessa uma série delicada, com três derrotas seguidas depois de um excelente arranque. Mas os vilacondenses fazem gala da sua presença europeia, sabendo também que ajudará muito à motivação da equipa um bom resultado na Dinamarca, frente ao Aalborg, que se estreou a sofrer seis golos do Steaua Bucareste.

Depois de uma primeira jornada sem grandes surpresas para os nomes mais sonantes em prova, a ver de resto o que reserva esta segunda ronda, de novo com a perspetiva de muitos portugueses em campo. Para Fernando Santos ver: muitos deles estão na pré-convocatória do selecionador, alargada a 40 jogadores a atuar no estrangeiro. A convocatória final sairá na sexta-feira.

O guia da segunda jornada:

Todos os jogos e classificações da Liga Europa 

Grupo A

FC Zurique-Borussia Monchengladbach, 20:05
Villarreall-Apollon, 20:05


O Apollon de Bruno Vale e João Paulo chega a Villarreal como líder do grupo, depois de ter entrado a vencer o FC Zurique, mas terá tarefa difícil em Espanha.

Grupo B

HJK Helsínquia-Club Brugge, 20:05
Torino-FC Copenhaga, 20:05


Num grupo sem portugueses, desafio mais complicado também para o Copenhaga, o único vencedor da primeira ronda, na viagem a Itália.

Grupo C

Asteras Tripolis-Partizan, 20:05
Tottenham-Besiktas, 20:05 (SportTV5)


Depois de ter ficado a zero na Sérvia, o Tottenham procura a primeira vitória, em casa, frente ao Besiktas, num grupo só com empates na primeira ronda.

Grupo D

Astra-Salzburgo, 20:05
Celtic-Dinamo Zagreb, 20:05 (SportTV2)


Joga-se em Glasgow um dos confrontos a seguir da ronda. Depois da goleada ao Astra de Joãozinho na primeira ronda (5-1), o Dínamo Zagreb do quinteto português (Eduardo, Ivo Pinto, Gonçalo Santos, Paulo Machado e Wilson Eduardo) vai ao Celtic Park, onde os escoceses procuram a primeira vitória. O confronto da primeira ronda com o Salzburgo terminou empatado a dois golos.

Grupo E

Dínamo Moscovo-PSV Eindhoven, 16:00 (SportTV2)
Estoril-Panathinaikos, 20:05 (SportTV1)


O Estoril-Panathinaikos, claro, com a visita da equipa grega que tem o português Zeca à Amoreira, mas também o confronto entre os dois vencedores da primeira ronda, para começar a definir posições no grupo.

Grupo F

Saint Étienne-Dnipro, 20:05
Inter-Qarabag, 20:05 (SportTV3)


Mais um desafio difícil para o Dnipro de Bruno Gama, que perdeu na estreia frente ao Inter, pela margem mínima. No outro jogo, os italianos são óbvios favoritos frente ao Qarabag, mas os azeris já conseguiram empatar o Saint-Etiènne na primeira ronda.

Grupo G

Feyenoord-Standard Liège, 18:00 (SportTV3)
Rijeka-Sevilha, 18:00 (SportTV2)


O Sevilha, detentor do troféu, já conta com Beto, de volta após lesão, além de Carriço e Diogo Figueiras. Depois de ter vencido o Feyenoord por 2-0 no grande duelo da primeira ronda, é favorito na visita ao Rijeka de Ruben Lima. O jogo-cartaz da jornada será na Holanda, entre Feyenoord e o St. Liège, de Jorge Teixeira.

Grupo H

Kuban Krasnodar-Everton, 17:00
Wolfsburgo-Lille, 18:00 (SportTV1)


A lesão de Rony Lopes anula a perspetiva de um duelo português entre o Wolfsburgo de Vieirinha e o Lille, ambos à procura da primeira vitória.

Grupo I

Sparta Praga-Young Boys, 18:00
Slovan Bratislava-Nápoles, 18:00


O Nápoles de Rafa Benitez, em apuros na Liga italiana neste início de época, venceu o Sparta na primeira ronda. Mas continua sob pressão nesta visita à Eslováquia.

Grupo J

Dínamo Kiev-Steaua Bucareste, 18:00 (SportTV5)
Aalborg-Rio Ave, 18:00


Além do Aalborg-Rio Ave, no outro confronto estarão os dois vencedores da primeira ronda: o Dínamo Kiev de Miguel Veloso e o Steaua, protagonista da maior goleada da jornada inaugural (6-0 ao Aalborg).

Grupo K

Guingamp-PAOK Salónica, 18:00
Dínamo Minsk-Fiorentina, 18:00


O PAOK de Miguel Vítor também aplicou chapa 6 (6-1 ao Dínamo Minsk) na primeira ronda, a ver como corre a visita a França. A Fiorentina, igualmente com três pontos, chega a Minsk como favorita.

Grupo L

Lokeren-Metalist, 18:00
Trabzonspor-Légia Varsóvia, 18:00


Se Bosingwa for opção, o que não tem acontecido esta época, poderá ter pela frente Hélio Pinto e Orlando Sá, os portugueses do Legia, no encontro entre as duas equipas que venceram na primeira jornada.