O Sp. Braga vai entrar em campo esta quarta-feira para defender (entenda-se disputar) a vantagem que traz da Suíça e que abre excelentes perspetivas para carimbar o acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Os minhotos venceram o Sion por 2-1 e têm tudo para afastar de vez o rival em casa.

O jogo antecipado (Sp. Braga e FC Porto não podem jogar no mesmo dia por motivos de falta de meios para a segurança) pode voltar a colocar os bracarenses nos oitavos de final da Liga Europa, fase que não atingem desde a 2011, quando chegaram à histórica final de Dublin.

Além disso, em caso de sucesso, o Sp. Braga continuará com o oficioso título de equipa portuguesa em mais frentes na temporada 2015/16. São quatro, claro, uma vez que o conjunto de Paulo Fonseca, além da Europa e do campeonato, segue em competição na Taça de Portugal e Taça da Liga.

Aliás, um olhar sobre as 48 equipas que disputam ainda as provas europeias (16 na Liga dos Campeões e 32 na Liga Europa) permite concluir que só há mais uma equipa que disputa quatro competições nesta altura. Trata-se do Paris Saint-Germain que está em prova na Liga francesa, Liga dos Campeões, Taça de França e Taça da Liga.

Naturalmente, é preciso sublinhar que vários dos campeonatos europeus possuem apenas duas competições internas, ao contrário do que acontece em Portugal, França ou Inglaterra, em que há três. Ao campeonato e Taça junta-se a Taça da Liga.

Nesse sentido, há mais catorze equipas que, não estando a disputar quatro competições, podem alegar o mesmo que bracarenses e parisienses: estão em todas as frentes. Três, no caso.

Em quatro competições: Sp. Braga (POR) e Paris-Saint Germain (FRA)

Em três competições (sem eliminações): Barcelona e Sevilha (ESP), Juventus (ITA), Bayern Munique e Borussia Dortmund (ALE), Dínamo Kiev e Shakhtar Donetsk (UCR), Zenit e FK Krasnodar (RUS), Fenerbahce e Galatasaray (TUR), Olympiakos (GRE), FC Sion (SUI), Sparta Praga (CHE)

Uma meia-final a caminho e outra sem data marcada

O apuramento do Sp. Braga para os oitavos de final da Liga Europa terá, naturalmente, consequências no calendário. O mês de março promete ser carregado para a equipa de Paulo Fonseca que, já no próximo dia 2, discute o acesso à final da Taça de Portugal em Vila do Conde, frente ao Rio Ave. Na primeira mão venceu 1-0.

A vantagem do Sp. Braga é curta na Taça de Portugal

O jogo com os vila-condenses está colocado entre a visita a Arouca e a receção ao FC Porto, para o campeonato, agendado para 6 de março. Quatro dias depois, então, em caso de apuramento, os bracarenses disputam a primeira mão dos oitavos de final. Entre as duas mãos (a segunda está marcada para 17 de março) há o jogo no Restelo, frente ao Belenenses, para o campeonato.

Confira o calendário do Sp. Braga

A este calendário falta, ainda, adicionar um jogo. A meia-final da Taça da Liga, frente ao Benfica, na Luz, ainda não tem data marcada. Em virtude da presença dos dois clubes nas competições europeias, o duelo não pôde realizar-se na data marcada (11 de fevereiro), estando agora adiado sem dia.

O cenário mais provável passa por fazer o mesmo que na temporada passada: marcar o duelo para o dia da final da prova e passar esta para as últimas semanas da época, já em maio.

O brilhantismo que foge desde Dublin

A somar a esta questão do calendário está, então, o prestígio que, naturalmente, acarreta incluir-se entre as 16 melhores equipas desta Liga Europa. A acontecer, seria a quinta vez na história do clube (contando também com a antiga Taça UEFA) mas a primeira desde a epopeia que só terminou em Dublin.

Em 1997/98, aquando da sua terceira participação na prova, o Sp. Braga chegou, pela primeira vez, aos oitavos de final que na altura eram conhecidos, apenas, por terceira eliminatória, já que o formato era de «mata mata» de início a fim.

Depois de deixar pelo caminho os holandeses do Vitesse e os georgianos do Dinamo Tbilisi, a equipa de Fernando Castro Santos enfrentou o Schalke 04. Empatou sem golos em Braga e não resistiu ao favoritismo alemão na segunda mão, perdendo 2-0.

Recorde o primeiro jogo de sempre do Sp. Braga nos oitavos da Liga Europa

Foi preciso esperar quase dez anos para que o Sp. Braga voltasse a chegar àquela fase da competição. Em 2006/07, numa época atípica com três treinadores (Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa), os bracarenses caíram frente ao Tottenham, com derrotas por 3-2 em casa e fora.

Dois anos depois, já com Jorge Jesus, nova boa campanha a terminar na mesma fase, agora frente ao Paris Saint-Germain. Foi o ano em que o clube venceu a Taça Intertoto, na última vez em que a prova se disputou.

Por fim, 2010/11 é temporada gravada a letras de ouro na história do clube. O Sp. Braga disputou a primeira final europeia da sua história. Na altura o rival nos 16 avos de final foi o Lech Poznan, da Polónia, que caiu às mãos da equipa de Domingos Paciência, na última vez que o Sp. Braga passou esta fase da competição. Seguiu-se o Liverpool, depois Dínamo Kiev e Benfica até à final do Aviva Stadium.

De lá para cá, por um ou outro motivo, nunca mais o Sp. Braga marcou o seu nome numa fase tão adiantada na prova. Esteve perto no ano seguinte, mas Leonardo Jardim acabou eliminado pelo Besiktas de Carlos Carvalhal. No ano seguinte, com José Peseiro, a equipa disputou a Liga dos Campeões e em 2013/14, com Jesualdo Ferreira, foi surpreendentemente eliminada pelo Pandurii logo no playoff, naquela que tinha sido a última presença europeia antes desta caminhada.

Performance do Sp. Braga na Liga Europa/Taça UEFA:

2013/14: Playoff (eliminado pelo Pandurii)

2011/12: 16 avos de final (eliminado pelo Besiktas)

2010/11: Vice-campeão (perdeu final com o FC Porto)

2008/09: Oitavos de final (eliminado pelo PSG)

2007/08: 16 avos de final (eliminado pelo Werder Bremen)

2006/07: Oitavos de final (eliminado pelo Tottenham)

2005/06: Primeira eliminatória (eliminado pelo Estrela Vermelha)

2004/05: Primeira eliminatória (eliminado pelo Hearts)

1997/98: Oitavos de final (eliminado pelo Schalke 04)

1984/85: Primeira eliminatória (eliminado pelo Tottenham)

1978/79: Segunda eliminatória (eliminado pelo West Bromwich)