José Mourinho anteviu o jogo com o Celta de Vigo da 1ª mão das meias-finais da Liga Europa e vincou que o adversário espanhol tem 50 por cento de possibilidade de passar e que não está nesta fase para «desfrutar».

«Se fosse para desfrutar não tinham perdido 3-0 com o Ath. Bilbao, nem jogado com a segunda equipa. Creio que não estão para desfrutar, estão para ganhar. Desde que se qualificaram para a meia-final que perderam três jogos da Liga e jogaram com a segunda equipa. No último jogo que jogaram foi em Sevilha há oito dias, não estão para desfrutar, estão para ganhar, tal como nós», disse o português.

Mourinho está de regresso a Espanha, último país onde treinou antes de rumar a Inglaterra. Um jornalista espanhol quis saber como se estava a sentir com o regresso. A resposta foi esta:

«Normal, bem. Não são jogos fáceis, são boas equipas. É o Celta, podia ser o Sevilha, Villarreal ou alguma das que está na Champions. Não há jogos fáceis, os adeptos fortes, mas eu estou bem e tranquilo. Os portugueses na Galiza não sabem bem onde estão, se estão em casa ou se estão em Espanha. Vou poder desfrutar com o jantar, comer coisas que gostamos, mas amanhã é trabalho, não é prazer. Custou-nos muito chegar aqui, ao Celta também, para chegar aqui tivemos uma Premier League mais difícil do que é e por isso vamos com tudo, sabemos que é difícil, mas o Celta também sabe que não é fácil para eles.»

Mourinho explicou ainda que a importância deste jogo é igual para as duas equipas, mas referiu que um triunfo na competição para o Manchester United seria um «êxito total».

«A importância é a mesma para os dois. Quando chegas às meias-finais, queres estar na final. A Liga Europa é uma competição longa, jogas uma fase de grupos, dezasseis avos, oitavos, quartos, viajas muito. Queremos estar na final e o Celta também. Esta é a única competição que o Manchester United nunca venceu, seria ótimo poder fechar o círculo e dizer que somos um clube que já ganhou todos os títulos possíveis no mundo do futebol. Seria importante conseguir isso e conseguir estar na Champions na próxima temporada.»

O plantel dos Red Devils continua com muitas baixas, mas Mourinho confirmou três novidades: «Smalling, Jones e Pogba estão de regresso.»

O técnico falou ainda do estado físico de Luke Shaw, Mata e Bailly: «Bailly está pronto para jogar, é um lutador, tem uma personalidade de estar pronto para jogar, contra qualquer problema, só mesmo se for impossível. Luke Shaw temos que esperar, o departamento médico vai decidir o que fazer, mas o que importa é que está fora desta época. O Mata esteve lesionado, mas está pronto para jogar. Ele tem experiência, é um dos poucos jogadores que esteve em finais e meias-finais europeias, não é nada novo para ele. O único risco é ele não ter minutos. Se ele começar não acaba o jogo, se começar do banco não há problema em entrar.»

Sobre a equipa de Berizzo, Mou deixou elogios: «O Celta por alguma razão está nesta fase, fez uma competição muito equilibrada, teve sempre o mesmo nível,. Está numa situação confortável na Liga, podem pensar só na Liga Europa, os jogadores puderam descansar e isso marca a diferença. Vai ser um jogo difícil para nós.»

Já o cenário do Manchester é diferente e o português salientou isso, referindo que estes regressos são importantes apenas para a Liga Europa.

«Para a Liga Europa são muito importantes, chegam a tempo porque temos dois jogos numa semana com o Celta e é importante ter toda gente de regresso. Na Premier League penso que é tarde, em abril jogamos nove jogos, sete na Premier League e tivemos muitos problemas, muitos ausentes e por causa disso tivemos jogadores a jogar 750 a 800 minutos e pagamos o preço. Jogamos com equipas frescas e nós em acumulação. Agora a perspectiva é diferente, a Liga Europa é mais importante para nós e é bom ter estes jogadores de volta para termos opções.»

Há uns dias, Mourinho disse, devido às lesões, que ponderava jogar com os juniores. Nesta conferência explicou a afirmação:

«Eu disse isso em relação a uma hipotética final. Seria prematuro estar a falar disso quando o Celta tem 50 por cento de possibilidades de estar na final. Sabendo que o jogo da Liga é no domingo antes dessa hipotética final, se jogarmos a final na quarta, os jogadores que vão jogar a final não jogam para a Liga, isso é certo. Mas é tudo hipotético, porque temos dois jogos das meias-finais para jogar.»