Ajax e Manchester United disputam esta quarta-feira a final da Liga Europa, jogo que ficará marcado inevitavelmente pelo ataque à bomba, reivindicado pelo Daesh.

Na conferência de imprensa de antevisão, Peter Bosz deixou uma mensagem às vítimas: «Terrível o que aconteceu, quero enviar as nossas sinceras condolências às vítimas e às suas famílias. Tinha tudo para ser uma grande festa do futebol, mas estes incidentes tiram brilho. Claro que ambos vamos jogar para ganhar, mas não vai ser a festa que todos esperavam.»

O treinador do Ajax diz que este tipo de ataque pode acontecer em qualquer lado: «Aconteceu na cidade da equipa que vamos encontrar na final, mas podia acontecer em qualquer lugar. A Ariana Grande  deu um concerto há duas semanas, por exemplo.»

Quanto ao jogo, Bosz foi confrontado com a juventude da sua equipa e do nervosismo que podem sentir quando entrarem em campo.

«Seria muito estranho se os jogadores não estivessem nervosos. É para todos a primeira vez nesta experiência, mas precisamos de garantir que os nervos não se transformam em paralisia. Nós tentamos dar o apoio aos jogadores, fazer o que sempre fazemos.»

Bosz garantiu que o Ajax vai fazer o seu jogo e que está preparado para qualquer cenário durante os 90 minutos. Nesta final, os holandeses vão encontrar a equipa de Zlatan Ibrahimovic, sueco que deu nas vistas ao serviço do Ajax.

«O Zlatan faz parte da história do Ajax, teve uma carreira incrível, tornou-se tantas vezes campeão em várias competições e apesar da sua idade ainda está num grande clube. Ele deveria ser obrigado a jogar a final. Nós vamos sentir falta dele amanhã.»

Atualmente no ataque do Ajax brilha Dolberg, mas o treinador recusa comparações do dinamarquês com outras figuras da história do clube: «Odeio comparar jogadores, não acredito em novo Zlatan ou Bergkamp. O Kasper Dolberg é o Kasper Dolberg. Tem o seu próprio jogo, as suas próprias habilidades e a sua própria personalidade.»

«Na preparação para a nova temporada pediram-me para olhar novamente para Kasper. Tem apenas 19 anos, mas tem muita qualidade e enorme potencial», concluiu, afastando as hipóteses de saída.

Ajax e Manchester United jogam a final da Liga Europa esta quarta-feira às 19h45.