Jogar na Pedreira tem sido garantia de sucesso para o Sp. Braga. Em cinco jogos da Liga Europa, a equipa portuguesa venceu quatro. Os «guerreiros» do Minho apenas cederam um empate em sua casa, mas esse resultado em nada comprometeu o que já tinha sido obtido na primeira mão.

O Sion foi a única equipa europeia que não saiu derrotada do estádio do Sp. Braga nesta edição da Liga Europa. Mas o empate 2-2 não chegou para impedir a equipa de Paulo Fonseca de eliminar os suíços nos 16 avos de final da Liga Europa, pois os bracarenses já traziam uma vantagem de 2-1 ganha na Suíça.

Na precedente fase de grupos, em que o Sp. Braga se apurou no primeiro lugar do seu agrupamento, os arsenalistas ganharam os três jogos na Pedreira: 3-2 sobre o Marselha; 2-0 sobre o Slovan Liberec; e 1-0 sobre o Groningen. Assim como venceram, nesta quinta-feira, mais uma vez.

Em jeito de parêntesis, a única equipa que, em absoluto, nesta época saiu da Pedreira com um triunfo foi o Benfica (0-2), para a Liga – os bracarenses empataram ainda três vezes em casa para o campeonato e eliminaram o Sporting da Taça de Portugal após prolongamento.

O triunfo desta quinta-feira sobre o Fenerbahçe fez do Sp. Braga a única equipa que conseguiu inverter na segunda mão uma derrota sofrida no primeiro jogo destes oitavos de final. O Sparta Praga foi a outra equipa que deu a volta à eliminatória na segunda mão depois de um resultado desvantajoso, mas fê-lo com um triunfo em Itália depois de ter empatado em casa.

Os «guerreiros» fizeram cinco em cinco nas reviravoltas em casa depois de terem perdido a primeira mão fora: frente ao Vitesse, em 1997/98 (1-2 e 2-0); Hammarby, em 2007/08 (1-2 e 4-0); em 2010/11 com o Lech Poznan (0-1 e 2-0) e com o Benfica (1-2 e 1-0); e agora frente ao Fenerbahçhe (0-1 e 4-1).

O Sp. Braga está pela segunda vez nos quartos de final de uma competição europeia (na outra vez em que o conseguiu chegou à final da Liga Europa ganha pelo FC Porto em 2011). Paulo Fonseca estreia-se pela primeira vez nesta fase de uma prova europeia. E o treinador português estreia-se também a vencer o compatriota Vítor Pereira; frente a quem tinha perdido nas outras três ocasiões em que se defrontaram.

Na Liga Europa (onde a eliminação da Lazio deixou Itália sem qualquer clube nas competições europeias) há agora três equipas espanholas (como na Liga dos Campeões), uma alemã, uma inglesa, uma checa e uma ucraniana, além do emblema português.

No sorteio desta sexta-feira, o Sp. Braga defrontará nos quartos de final da Liga Europa um destes adversários: Sevilha, Villarreal, At. Bilbao, Borussia Dortmund, Liverpool, Sparta Praga e Shakhtar. Destes possíveis adversários, os bracarenses já defrontaram dois nas provas europeias: o Shakhtar e o Sevilha, vencedor da duas últimas edições da Liga Europa.

Sp. Braga vs Sevilha

-Taça UEFA 2006/07 – fase de grupos

Sevilha-Sp. Braga, 2-0

-Play-off Liga dos Campeões 2010/11

Sp. Braga-Sevilha, 1-0

Sevilha-Sp. Braga,3-4

Sp. Braga vs Shakhtar

-Liga dos Campeões 2010/11 – fase de grupos

Sp. Braga-Shakhtar, 0-3

Shakhtar-Sp. Braga, 2-0

E não nos esquecemos de fechar com os prognósticos adiantados na véspera: acertámos seis, falhámos dois.

B. Leverkusen-Villarreal (prognóstico: 30%-70%): correto

Lazio-Sparta Praga (prognóstico: 65%-35%): incorreto

Valencia-Ath. Bilbao (prognóstico: 45%-55%): correto

Anderlecht-Shakhtar (prognóstico: 35%-65%): correto

Sp. Braga-Fenerbahçe (prognóstico: 45%-55%): incorreto

Man. United-Liverpool (prognóstico: 20%-80%): correto

Sevilha-Basileia (prognóstico: 60%-40%): correto

Tottenham-B. Dortmund (prognóstico: 10%-90%): correto

Veja os desfechos das eliminatórias mais em pormenor AQUI.