As ambições das equipas portuguesas na Liga Europa começam por apontar a Leste. Com o Sp. Braga em festa, na Rep. Checa, pelo seu 100º jogo europeu, e com o Belenenses na Polónia, a comemorar também uma presença inédita na fase de grupos da Liga Europa, acaba por ser a equipa portuguesa com mais ambições de uma carreira longa nesta prova aquela que parte para ela com menos motivos de entusiasmo.

Ao Sporting, único representante luso a jogar em casa nesta primeira jornada, ainda doem os contornos de uma eliminação polémica no play-off da Liga dos Campeões, e o facto de o primeiro adversário ser também moscovita, como o CSKA, só prolonga o incómodo pela sensação de que os leões bem poderiam estar nesta altura a discutir a Europa noutro patamar.

Mas o contingente luso nesta prova está longe de esgotar-se nestas três equipas: olhando para os 12 grupos, e para os 48 participantes, o que não falta são outros representantes Made In Portugal para ir acompanhar ao longo destas seis jornadas.

Assim, no grupo A, o Fenerbahçe de Vítor Pereira, Bruno Alves, Raul Meireles e Nani tem condições para assumir-se como favorito, mesmo num grupo com dois ex-campeões europeus, como Ajax e Celtic, que por sinal se defrontam em Amesterdão nesta primeira ronda.

Jogos (18 h):
Ajax-Celtic
Fenerbahçe-Molde
Bordéus-Liverpool
Sion-Rubin Kazan

Já no grupo B, o Sion, do veterano Carlitos, faz figura de outsider, diante de Bordéus e Liverpool, que proporcionam outro jogo de bom cartaz neste arranque de prova. O mesmo pode ser dito, no grupo C, do PAOK Salónica, de Miguel Vítor e Ricardo Costa, que pode faturar diante do estreante Qabala. O grupo inclui um dos mais sólidos candidatos à vitoria na prova, o sedutor Borussia Dortmund, de Thomas Tuchel, que recebe os russos do Krasnodar.

Jogos (18 h):
Qabala-PAOK
B. Dortmund-Krasnodar

Sem representantes lusos, o grupo D tem outra equipa com passado europeu e ambições legítimas, o Nápoles, enquanto no grupo E, também sem portugueses, é o Villarreal que faz figura de claro favorito perante austríacos, checos e bielorrussos.

Jogos (18 h):
Midjtylland-Legia Varsóvia
Nápoles-Club Brugge
Rapid Viena-Villarreal
Viktoria Plzen-Dínamo Minsk

O grupo F, já se sabe, é o do Sp. Braga, e para além dos minhotos tem o central Rolando, até ver ainda sem utilização no Marselha, que parte como favorito, à frente do Liberec e dos holandeses do Groningen, que visita nesta quinta-feira.

Jogos (18 h):
Sl. Liberec-SP. BRAGA
Groningen-Marselha

Já no grupo G, o Dnipro, de Bruno Gama, terá de justificar o estatuto de finalista vencido, na época passada. Mas com Lazio e St. Etiènne no caminho, a concorrência é forte.

Jogos (20.05):
Dnipro-Lazio
St. Etiénne-Rosenborg

Falar do grupo H, é falar do grupo mais português desta primeira fase: além do Sporting, também o Besiktas – com Ricardo Quaresma – e o Lokomotiv – com Manuel Fernandes – acrescentam pontos à lista Made In Portugal – só com os recém-chegados albaneses do Skenderbeu como exceção à regra.

Jogos (20.05):
SPORTING-Lokomotiv

Skenderbeu-Besiktas

No grupo I, a equipa mais portuguesa do futebol nacional, o Belenenses, corre assumidamente por fora, diante dos ultrafavoritos Fiorentina – comandada por outro português com nome nas provas da UEFA, Paulo Sousa – e Basileia, que se defrontam em Itália. À partida, a luta da equipa de Sá Pinto parece resumida ao terceiro lugar, com os polacos do Lech Poznan, mas no futebol nada pode ser dado como certo – que o diga o histórico Gotemburgo, afastado pelos azuis nas pré-eliminatórias.

Jogos (20.05):
Fiorentina-Basileia
Lech Poznan-BELENENSES

No grupo J, a chama lusa está bem acesa, com o Mónaco a incluir sete jogadores portugueses além do técnico Leonardo Jardim. São tantos que vale a pena recordar os seus nomes: Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, João Moutinho, Bernardo Silva, Ronny Lopes, Ivan Cavaleiro além do lesionado Hélder Costa. Nem todos jogarão, mas nem por isso esta deixa de ser uma das equipas mais portuguesas da competição, num grupo em que dois ex-vencedores da Taça UEFA, Anderlecht e Tottenham, fazem concorrência de peso às ambições de Jardim.

Jogos (20.05):
Anderlecht-Mónaco
Tottenham-Qrabag

No grupo K, Mário Sérgio e Nuno Morais (Apoel Nicósia) recebem outro dos favoritos à vitória, o Schalke, enquanto o Sparta Praga, de Marco Paixão, visita os gregos do Asteras.

Jogos (20.05):
APOEL-Schalke
Asteras-Sparta Praga

Por fim, o grupo L, sem representantes lusos, tem favoritismo repartido por Ath. Bilbao e AZ Alkmaar, com o Augsburgo a fazer de outsider na visita ao País Basco.

Jogos (20.05):
Partizan-AZ
Ath. Bilbao-Augsburgo