FC Porto-Sevilha na Liga Europa. Um primeiro nome para a dicussão: Beto. O guarda-redes português foi o derradeiro herói dos espanhóis nesta quinta-feira, numa eliminatória apaixonante com o rival Betis, da mesma cidade.


Uma cidade talismã para o FC Porto. Uma cidade que esteve na rota da glória das últimas conquistas europeias do clube da Invicta.

Foi ali que uma equipa orientada por José Mourinho abriu os anos dourados dos portistas no século XXI, com a conquista da Taça UEFA em 2002/03, com um triunfo sobre o Celtic.


Depois, já com André Villas-Boas sentado na cadeira de sonho, o FC Porto eliminou o Sevilha numa Liga Europa que iria vencer, em Dublin. Beto estava no banco portista nos dois jogos com os espanhóis. Agora, fica do lado contrário do duelo.

No Sanchez Pizjuan, uma vitória por 2-1. Rolando [58min] e Guarín [85] marcaram para os dragões, Kanouté tinha empatado [65] para os andaluzes.

No Dragão, um susto: Luís Fabiano marcou o único golo do jogo, aos 71 minutos, mas o FC Porto carimbou passagem para os oitavos de final, na altura.

De resto, o clube espanhol já tem prata europeia no museu: venceram a Taça UEFA em 2005/06 e na época seguinte, em 2006/07.

Os andaluzes foram adversários do Estoril nesta Liga Europa, na fase de grupos e estão na luta europeia na Liga Espanhola.