O triunfo sobre o Young Boys (2-1) pode ter relançado a luta pela titularidade na frente de ataque do FC Porto.

Tiquinho Soares ainda não tinha qualquer golo esta época, mas fez um «bis» à equipa suíça nesta quinta-feira, em duelo da Liga Europa que ficará também marcado na memória de Fábio Silva. O avançado de 17 anos entrou ao minuto 81 e tornou-se, assim, o mais jovem portista a disputar um encontro da UEFA.

Perante estes dados, o Maisfutebol recorreu ao parceiro Sofascore para estabelecer uma comparação entre os avançados que têm sido utilizados por Sérgio Conceição. O camaronês Vincent Aboubakar jogou apenas quatro minutos (na receção ao Krasnodar), e por isso não entra nesta equação.

Zé Luís apresenta a melhor nota média (7.62), algo suportado por outros dados estatísticos: é o avançado com mais golos (cinco), e aquele que precisa de menos tempo para marcar (um golo a cada 79 minutos).

Neste parâmetro Marega apresenta o pior registo dos quatro. É o avançado com maior utilização (440 minutos), e soma três golos, o que dá um tento a cada 147 minutos. Refira-se, no entanto, que o maliano já fez também duas assistências.

Tiquinho Soares quebrou agora o «jejum», e com isso até superou Marega na relação entre golos e minutos (um tento a cada 98 minutos), mas ainda assim é, dos quatro avançados, aquele com nota média mais baixa (6.63). Para isto contribuirá também o elevado número de grandes oportunidades falhadas: cinco.

Até Fábio Silva consegue melhor avaliação média (6.66), embora some apenas 33 minutos, e ainda sem qualquer golo apontado.