Luís Filipe Vieira e José Eduardo Bettencourt manifestaram, nesta quinta-feira, o apoio à candidatura de Fernando Gomes à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Os presidentes de Benfica e Sporting anunciaram a decisão após uma reunião num hotel de Lisboa.

Fernando Gomes, antigo dirigente do F.C. Porto, ganha vantagem na corrida à sucessão de Hermínio Loureiro. O candidato conseguiu juntar Filipe Vieira e Bettencourt no Hotel Altis, para a apresentação do seu projecto.

À saída, os dois líderes manifestaram a sua intenção de apoiar Fernando Gomes.

«Da nossa parte, a nossa instituição de certeza que vai apoiar. Falo como benfiquista, sei o que estamos a fazer. Há que mudar o futebol. Alguma coisa já conseguimos mudar, de certeza que nesta segunda fase vamos fazer uma mudança total no futebol. Neste apoio a Fernando Gomes, penso no negócio futebol, não penso em mais nada», garantiu Luís Filipe Vieira.

José Eduardo Bettencourt, em nome do Sporting, alinhou pelo mesmo diapasão: «Acho que se percebeu claramente que, nestas eleições para a Liga, este movimento nasceu de baixo, nomeadamente com o apoio dos clubes da Honra, e como uma chamada de atenção. Para o futebol continuar a evoluir, precisava de uma lógica um pouco mais de negócio do que de política.»

«A Liga tem caminhado nesse sentido, mas é preciso alguém que se interesse pelo negócio e que tenha uma visão equidistante em relação a todos os clubes. Acho que todos nós vamos beneficiar com isto. É uma oportunidade que temos para dar as mãos e ter um compromisso para um futebol português melhor e mais sustentável», acrescentou o líder leonino.

Fernando Gomes agradeceu a oportunidade de apresentar o o seu projecto, o apoio dos dois clubes e a sintonia demonstrada no apoio à candidatura.

Curiosamente, o F.C. Porto demarcou-se de corrida eleitoral ainda antes da entrada em cena do ex-administrador da SAD azul e branca.