Esta época marca o início do período de testes de uma nova tecnologia que se destina a tirar as dúvidas sobre se a bola ou entrou na baliza em casos em que seja difícil ver a olho nu. O sistema em causa chama-se «Olho de falcão» e foi criado por Paul Hawkins. A tecnologia já é utilizada no ténis e com sucesso. Até se ter tornado oficial correram, porém, dois anos de testes.
Um período que deve chegar para provar a pertinência do sistema adaptado ao futebol. Pelo menos é o que espera o criador Paul Hawkins, assentando essa crença no sucesso que o sistema trouxe às dúvidas no ténis. «Temos um contrato com a Liga inglesa para desenvolver o sistema», disse o informático. «É apenas para os árbitros e não para as televisões». Para já, porém, o tempo é só de testes. A ideia é perceber como pode funcionar e em que pode melhorar até servir.
Recorde-se a direcção da FIFA autorizou a Liga inglesa a procurar um sistema tecnológico que permita perceber se a bola entrou ou não, desde que o referido sistema seja cem por cento exacto, instantâneo e possa só ser utilizado pelos árbitros. Para já, os testes são realizados na Académica de treinos do Reading, depois estender-se-ão a outras circunstâncias. Após um período de testes e de desenvolvimento, o sistema será avaliado pela Liga inglesa e pela própria FIFA, para que estas decidam se está pronto a ser introduzido em jogos oficiais.