A Comissão Disciplinar (CD) da Liga instaurou um processo disciplinar à SAD do Sporting por «quebra do dever de confidencialidade» no caso Rui Jorge, segundo informou o organismo em comunicado nesta quarta-feira.
O documento informa que os sportinguistas violaram o disposto no «art.º20 nº6 do Decreto-Lei nº 183/97, de 26/07 e do art.º 13 do Regulamento do Controlo de Anti-Dopagem da Federação Portuguesa de Futebol, no caso de dopagem do seu atleta».
Rui Jorge teve um controlo anti-doping positivo a 13 de Fevereiro e encontra-se actualmente suspenso de forma preventiva pela FPF. O departamento médico do Sporting assumiu a responsabilidade do caso, informando que não comunicou atempadamente aos Conselho Nacional Anti-Dopagem (CNAD) a utilização do medicamento Pulmicort Nasal por parte do atleta para combate à rinite alérgica.
Além do processo agora instaurado à SAD leonina, o comunicado da Liga dá também conta da suspensão de Mano Nunes, presidente do Beira Mar, por um mês e da aplicação de uma multa de 1.100 euros por declarações proferidas à comunicação social.
A Comissão Disciplinar decidiu ainda instaurar processos disciplinares a Cléber e Pedro Xavier, respectivamente jogador e presidente da Assembleia-Geral do V. Guimarães, igualmente por declarações feitas à comunicação social.