A Liga de Clubes decidiu instaurar processos disciplinares a dois jogadores da U. Leiria (Ferreira e Gabriel) e do F.C. Porto (Pedro Emanuel e Raul Meireles) na sequência de participação apresentada pelo Conselho Nacional Antidopagem, por alegado incumprimento do estabelecido no n.º 3 do artigo 4º do Regulamento do Controlo Antidopagem, aquando da acção de controlo anti-doping efectuado no final do jogo entre as duas equipas, realizado a 23 de Janeiro.

De acordo com os regulamentos, antes do final de cada jogo é feito um sorteio, sendo escolhidos dois jogadores de cada equipa que, imediatamente após o final da partida devem comparecer no compartimento destinado ao controlo anti-doping. Dado que os atletas em causa compareceram, o processo disciplinar deve estar relacionado com o atraso com que efectuaram o controlo.
Nesse jogo Ferreira entrou em campo aos 60 minutos, enquanto Gabriel nem chegou a sair do banco. Pedro Emanuel foi titular e esteve em campo durante todo o encontro, enquanto Raul Meireles entrou já nos minutos finais.