Avançar para um alargamento do principal escalão do futebol português através de uma «liguilha» continua a ser uma possibilidade. Ao que o Maisfutebol apurou, Mário Figueiredo mantém essa solução em cima da mesa de negociações com a Federação Portuguesa de Futebol.

Acompanhado por representantes de emblemas dos campeonatos profissionais, o presidente da Liga foi recebido na terça-feira pelo homólogo federativo, e pelos «vices» Hermínio Loureiro, Elísio Carneiro, Humberto Coelho, Rui Manhoso e Carlos Coutada. Os dois organismos procuram uma solução de consenso, e no que diz respeito às mudanças no principal escalão, Mário Figueiredo volta a acenar com a «liguilha».

Essa era, de resto, a proposta inicial do novo líder da Liga, mas os clubes acabaram por aprovar um alargamento sem descidas, vetado posteriormente pela federação, que entendeu que essa solução colocava em causa a verdade desportiva.

Este é, contudo, apenas um dos pontos enumerados pela Liga, e enviados à Federação no seguimento desta reunião, para tentar encontrar uma plataforma de entendimento. Em cima da mesa está também a intenção de aumentar e redistribuir as receitas televisivas e os mecanismos de solidariedade, para além de uma união de esforços na velha luta pelas receitas direta e indiretamente provenientes do jogo online.

A recuperação económica e financeira dos clubes continua a ser uma preocupação deste esforço conjunto. O plano pode passar também por reunir fundos (eventualmente comunitários), para requalificar estádios que não foram incluídos no Euro2004.

As equipas «B» são englobadas numa estratégia que visa promover o talento nacional, mas a ideia passa também por promover o futebol português no estrangeiro, com torneios de pré-época e visitas a mercados aliciantes, como os países de língua oficial portuguesa ou a Ásia.

A poucos meses do Euro2012, a Liga procura ainda chegar a acordo com a Federação relativamente aos seguros dos jogadores que se lesionam ao serviço da Seleção, para ser aplicado já na referida prova. Está igualmente em discussão um aumento da compensação atribuída aos clubes que cedem jogadores para as fases finais.