O selecionador inglês Gareth Southgate reconheceu neste sábado que a Inglaterra não pode cometer erros semelhantes aos cometidos frente à Holanda, se quiser derrotar a Suíça, na atribuição dos terceiro e quarto lugares da Liga das Nações.

Depois de ter perdido a meia-final por 3-1, após um prolongamento em que os dois golos decisivos do adversário surgiram de falhas defensivas de John Stones e de Ross Barkley, a seleção inglesa joga novamente em Guimarães no domingo e pretende, nesse desafio, mostrar mais acerto defensivo para dar um triunfo aos cerca de 11.000 adeptos britânicos esperados no Estádio D. Afonso Henriques.

«Perdemos um jogo muito importante e temos cá milhares de adeptos. Temos de garantir que o nosso desempenho lhes dá algo em troca. Queremos evitar os erros cometidos e estar a um nível muito elevado», disse o treinador na antevisão à partida marcada para as 14 horas de domingo.

Southgate assumiu-se «desiludido» com o desfecho da meia-final, tendo em conta a ambição de vencer o troféu à partida para a fase final - a única competição vencida pelos ingleses foi o mundial, em 1966 -, mas frisou que os seus jogadores estão motivados para defrontarem a Suíça, uma equipa que lhe merece elogios.

«É uma equipa muito estável na defesa. Tem alguns jogadores-chave, como o Shquiri. O seu treinador tem feito um trabalho brilhante. Afastaram a Bélgica na fase de grupos [da Liga das Nações] e são um grande desafio para nós», declarou, sobre a seleção que Portugal derrotou por 3-1.