A Liga vai notificar o Boavista de que deve inscrever-se na Liga Vitalis, edição 2008/09.

A partir do momento em que receber a notificação da Liga, o Boavista terá um prazo curto para apresentar a lista de jogadores que compõem o plantel.

O prazo para os clubes da Liga Vitalis entregarem esta lista já terminou a 23 de Julho, mas face ao impasse criado pelo Conselho de Justiça da Federação, a Liga terá de abrir uma excepção para o Boavista. Até porque o prazo para a Liga Sagres só acaba a 6 de Agosto.

Aqui começam os problemas do Boavista. Qualquer clube precisa de inscrever pelo menos doze jogadores seniores profissionais, oito dos quais formados localmente (ou seja, nas camadas jovens de qualquer clube português). Acontece que o clube do Bessa não possui jogadores em número suficiente para corresponder a este requisito e está impedido de inscrever futebolistas.

Para poderem participar em competições profissionais, os axadrezados terão de conseguir do Fisco e da Segurança Social certidões que atestem que têm as contribuições em dia ou que chegaram a acordo para pagamento faseado das dívidas. Acontece que o tempo escasseia e as dívidas são na ordem dos milhões de euros.

Sem que a proibição de inscrição de jogadores seja levantada, o Boavista não estará em condições de apresentar a lista com pelo menos doze profissionais. Quem não preencher esta condição não poderá disputar competições profissionais.

Jogo na Covilhã adiado?

Assim a Liga vai informar o Boavista de que terá de competir na Carlsberg Cup, na posição dos clubes que desceram de divisão. Na prática, isso significa que em condições normais a equipa de Jaime Pacheco teria de competir já no próximo sábado, na Covilhã, frente ao Sporting local.

No entanto, face às incertezas das últimas semanas o mais provável é que o jogo acabe por ser adiado. «Perguntámos à Liga, mas para já continuamos à espera de uma resposta», afirmou Francisco Moreira, secretário-técnico do clube serrano, em declarações ao Maisfutebol. «O mais certo, segundo sabemos nesta altura, é que o jogo seja adiado para 7 de Agosto», concluiu.

Face à ausência de informação oficial e por ainda desconhecer o nome do adversário, o Sporting da Covilhã ainda não começou a vender bilhetes para o jogo agendado para sábado, o primeiro dia de competição oficial na época 2008/09.