Minuto 66 do Benfica-V. Guimarães, no Estádio da Luz

Com a luta pelo título a ser discutida palmo-a-palmo, as «águias» recebem os vimaranenses sem direito a mais deslizes. À medida que o tempo passa, os nervos vão crescendo e a lucidez vai escasseando, no que à equipa da casa diz respeito. O empate já era um mau resultado para a equipa de Quique Flores, mas o cenário final seria ainda pior.

Quando estavam cumpridos 66 minutos, Marquinho recebe a bola junto à zona central do terreno, de costas para a baliza. Mesmo pressionado por Miguel Vítor, o avançado vimaranense roda com enorme rapidez e embala em direcção à baliza. Luisão e Maxi Pereira tentam tapar os caminhos da baliza de Moreira, mas Marquinho vê Roberto desmarcado sobre o lado direito da área e faz o passe. O número nove do Vitória coloca os olhos em Moreira e com o pé esquerdo faz um remate que contorna o guarda-redes encarnado. A equipa vimaranense marcava na Luz um golo que acabaria por valer três pontos.

Foi o terceiro triunfo do Vitória frente ao Benfica, na condição de visitante. As «águias» perdiam pela primeira vez em casa, na presente temporada, e perdiam também três pontos preciosos na luta pelo título. Um par de horas mais tarde e estava confirmada também a queda para o terceiro lugar, por troca com o Sporting. Roberto foi o «carrasco».