Nacional e Sp. Braga, vencedores mais folgados na 23ª jornada da Liga 2008/09, colocam três jogadores cada na equipa desta ronda, seguindo as notas atribuídas pelas jornalistas do Maisfutebol. Os insulares garantiram um triunfo convincente no reduto do Rio Ave, depois de os arsenalistas terem feito o mesmo em Setúbal.
Cá atrás, Júlio César brilhou na baliza do Belenenses, apesar da derrota frente à Académica. João Pereira e Alonso foram apenas regulares mas beneficiaram das vitórias vistosas das respectivas equipas. Ao centro, Felipe Lopes (Nacional) e Daniel Carriço (Sporting) foram intransponíveis.
Do meio-campo para a frente, quase todos marcaram. César Peixoto, mesmo tendo ficado em branco, perante os dados oficiais, esteve nos três golos do Sp. Braga. Mariano González confirmou a reviravolta do F.C. Porto, Cléber bisou para o Nacional e Nuno Piloto deu a vitória à Académica. No ataque, Farías também picou o ponto e Orlando Sá marcou a dobraar, confirmando uma ronda muito positiva para o Sp. Braga.
Equipa da 23ª jornada
Júlio César (Belenenses), 4
João Pereira (Sp. Braga), 3
Felipe Lopes (Nacional), 4
Daniel Carriço (Sporting), 4
Alonso (Nacional), 3
Mariano González (F.C. Porto), 4
Cléber Oliveira (Nacional), 4
Nuno Piloto (Académica), 4
César Peixoto (Sp. Braga), 4
Orlando Sá (Sp. Braga), 4
Farias (F.C. Porto), 4
Como critérios de desempate, no caso de jogadores com a mesma nota, definem-se os seguintes aspectos:
1-Influência directa do jogador em causa no resultado, através da marcação de golos;
2-Pontos conseguidos pela sua equipa;
3-No caso dos defesas e dos guarda-redes, o número de golos sofridos pela sua equipa e, só depois, o número de golos marcados;
4-No caso dos médios e avançados, o número de golos marcados pela sua equipa e, só depois, o número de golos sofridos;
5-Minutos jogados;
6-Critério disciplinar;
7-Classificação das respectivas equipas