A Liga castigou o treinador do Benfica, Jorge Jesus, com 11 dias de suspensão, pelo comportamento do técnico após o jogo com o Nacional, em que se envolveu com Luiz Alberto, jogador dos madeirenses.

A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes considerou que o técnico tentou agredir o médio brasileiro. Tal conduta faz com que Jorge Jesus tenha ainda de pagar 7 500 euros de multa.

O treinador falha, assim, os jogos com a Naval e o Beira Mar, ou seja, regressa a tempo de orientar o Benfica na meia-final da Taça de Portugal, com o FC Porto, uma vez que a suspensão termina precisamente um dia antes do Clássico.

Eis o que diz o comunicado do plenário:

PROCESSO DISCIPLINAR N.º 13-10/11 - sancionar o treinador da «Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, Jorge Fernando Pinheiro Jesus (Licença n.º 5073) com a pena de 11 (onze) dias de suspensão para o exercício de funções de treinador no âmbito das competições desportivas e multa de € 7.500, 00 (sete mil e quinhentos euros), pela prática da infracção prevista e punida pelo artigo 104º, nºs 1 e 3 - «Das Agressões [tentativa]» -, aplicável por remissão dos artigos do 137, nº 1, todos do Regulamento Disciplinar da LPFP, em virtude de conduta ocorrida após o final do jogo nº 11702 "Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD // Clube Desportivo Nacional», realizado em 2011.01.22, a contar para a 17ª jornada «Liga Zon Sagres» [por conversão do Processo de inquérito nº 12-10/11]

Benfica pergunta por Luís Alberto:

O Benfica emitiu um comunicado no seu site oficial, nesta sexta-feira, reagindo ao castigo de 11 dias aplicado a Jorge Jesus.

«Surpreende o facto verdadeiramente extraordinário de tendo sido, ao mesmo tempo, instaurados dois processos, um ao treinador Jorge Jesus e outro ao atleta Luís Alberto, só o primeiro ter sido decidido», pode ler-se.

[artigo actualizado às 20h17]