A Liga Portuguesa de Futebol Profissional aprovou, esta quinta-feira, uma nova norma que visa impedir os empréstimos de jogadores entre clubes da mesma Divisão, para entrar em vigor já na época 2012/13.
A decisão foi tomada na Assembleia-Geral extraordinária do organismo e resultou de uma iniciativa do Nacional da Madeira. O Sporting também tinha intenção de fazer uma proposta idêntica.
Fim dos empréstimos: onde vão jogar Fabiano e Oblak?
A revelação, de resto, veio da boca de Rui Alves, presidente do Nacional, que adiantou, à saída da reunião, que a proposta teve o voto favorável de 19 emblemas, uma abstenção e nove votos contra.
Luís Duque, administrador da SAD do Sporting, congratulou-se com a decisão. «Vai dar mais transparência ao futebol português. Isto é algo que acontece, por exemplo, no campeonato inglês. O principio está aprovado. Caso apareça quem saiba contornar a regra, isso fica para o julgamento de quem segue o futebol», afirmou, em declarações reproduzidas pela Lusa, acrescentando que as equipas B justificam o fim dos empréstimos.
A Liga já confirmou, oficialmente, esta proposta, sem adiantar números. A Federação terá, recorde-se, de a ratificar.
Noutro âmbito, a questão do alargamento da Liga não foi discutida por falta de quórum dos proponentes, ficando adiada para uma data futura.
[artigo atualizado]