O MOMENTO

FC PORTO: Os dragões atravessam um dos melhores momentos da época, pese a onda de lesões que assolou a equipa. Embora separadas pelo desastre europeu com o Liverpool, o FC Porto engatou uma série de seis vitórias seguidas a nível interno, sendo que nos últimos quatro jogos (contando os 45 minutos da Amoreira), marcou 17 golos e sofreu dois! Soares, que vai falhar o jogo por lesão, contribuiu em grande escala para esta fase. A equipa de Sérgio Conceição tem ainda o fator moral de poder deixar um rival a oito pontos e praticamente arredado do título, a nove jogos do fim.

SPORTING: Tudo ou nada para o Sporting. Uma vitória relança a equipa e o campeonato, um empate deixa tudo na mesma com o Benfica a poder ficar por cima do rival de Alvalade e um desaire, praticamente, deita tudo a perder. O Sporting, ao contrário do FC Porto, não vive um momento fulgurante. Ganhou os dois últimos jogos para a Liga nos descontos, empatou em casa com o Astana e não poderá ter no Dragão, tudo indica, duas das maiores estrelas do grupo: Gelson Martins e Bas Dost. Será preciso um leão «à campeão», para inverter o cenário e relançar a equipa.

OS AUSENTES

FC PORTO: Tiquinho Soares, Danilo e Alex Telles estão definitivamente fora do Clássico. Ricardo e Aboubakar estão lesionados mas poderão recuperar.

SPORTING: Bas Dost, Piccini e Podence estão lesionados. Gelson Martins e Petrovic vão cumprir castigo.

A PALAVRA DOS TREINADORES

Sérgio Conceição (FC Porto): «É um jogo que pode valer mais do que os três pontos, porque o confronto direto é importante. Mas sabemos que a partir deste jogo faltam 27 pontos em disputa. Há muitos jogos pela frente. Amanhã, é um obstáculo importante para passar e dar continuidade a esta nossa caminhada, para que no fim tenhamos o sucesso que toda a gente quer, que é ter mais um ponto do que os adversários.»

Jorge Jesus (Sporting): «Vamos à procura dessa ideia para fazermos um excelente jogo no Dragão, sabendo que vamos jogar com o primeiro. Temos de estar ao nível que estivemos nos outros três jogos, sabendo que temos possibilidades de sair com a vitória, mas sabendo que vamos jogar apertados, em termos defensivos, mas estamos preparados para isso.»

OUTROS CONFRONTOS

Primeiro os dados globais: são 83 jogos para a Liga portuguesa em casa do FC Porto, entre estes dois rivais. Os dragões ganharam 45 e o Sporting 14. Nos últimos dois anos, uma vitória para cada um. O FC Porto venceu na época passada por 2-1, o Sporting ganhou há dois anos, por 1-3. Esta época, será o segundo duelo no Dragão, com o FC Porto a ter ganho o primeiro, para a Taça de Portugal, por 1-0. Dado comum às duas últimas vitórias do FC Porto sobre o Sporting, em casa: Soares marcou todos os golos.

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO

SPORTING