O momento:

Benfica: a equipa de Rui Vitória soma quatro triunfos consecutivos (15 golos marcados e 3 sofridos) e doze jogos seguidos sem perder, contabilizando todas as provas. Perante o resultado do clássico, o tetracampeão entrará em campo com o objetivo de fugir ao Sporting e, acima de tudo, não afastar-se mais do líder FC Porto.

Marítimo: após oito jogos sem vencer, a equipa de Daniel Ramos regressou aos triunfos na ronda anterior, diante do Vitória de Guimarães (3-2), e recupera entusiasmo na luta por um lugar europeu.

Ausências:

Benfica: Krovinovic e Salvio.

Marítimo: Edgar Costa, Filipe Oliveira e Erdem Sen lesionados. Ghazaryan recuperado, mas em reintegração após longa paragem.

Discurso direto:

Rui Vitória: «O Marítimo começou bem o campeonato, depois passou ali uma fase menos agradável, mas no último jogo acabou por soltar as amarras. Vamos encontrar um adversário que é muito eficaz e que, na fase inicial do campeonato, não precisava de ir muitas veze ao ataque para fazer golo. Ganhava jogos por 1-0, mas com uma grande eficácia, tinha um grande aproveitamento nos lances que tinha de ataque. Em termos defensivos também foi muito rigoroso na fase inicial. Depois houve uma fase em que as coisas não lhe correram muito bem, mas tem jogadores de valor, um bom treinador.»

Daniel Ramos: «Pela valia do Benfica, individual e coletivamente, antevemos grandes dificuldades, mas não nos tira ambição de fazer um bom jogo, tentar um bom resultado e dar continuidade ao jogo passado (…) Se nos focarmos só em defender, vai ser difícil. Basta vez que, nos últimos três jogos em casa, o Benfica conseguiu 12 golos com equipas da primeira metade da tabela.»

Histórico de confrontos:

O Benfica já recebeu o Marítimo em 37 ocasiões, para o principal escalão do futebol português, e venceu 32. Desde 2009/10 que a formação madeirense não pontua na Luz (foi o último de quatro empates), e só venceu uma vez: em 1987, com um golo do brasileiro Paulo Ricardo. Importa recordar, contudo, que na primeira volta registou-se uma igualdade a uma bola nos Barreiros.

Onzes prováveis:

Benfica

Outros convocados: Svilar, Luisão, Douglas, Samaris, Parks, Diogo Gonçalves, João Carvalho, Raúl e Seferovic.

Marítimo

Outros convocados: Amir, Diney, Luís Martins, Fábio China, Fabrício, Ibson e Rodrigo Pinho.