Afonso Figueiredo vai ser submetido esta segunda feira a uma intervenção cirúrgica, de forma a debelar uma hérnia inguinal. O lateral esquerdo do Boavista, sabe o Maisfutebol, jogava em sofrimento há alguns meses, mas cumpriu até ao fim o acordo estabelecido com a equipa técnica de Erwin Sanchez. 

Atleta e treinador estabeleceram um pacto claro: assim que a manutenção fosse assegurada, Afonso podia parar e tratar a lesão que o apoquentava diariamente. A derrota da Académica na Madeira oficializou a sobrevivência dos axadrezados e a operação foi agendada de imediato para o dia de hoje. 

Afonso Figueiredo: ficha individual do atleta

A recuperação será de três semanas e Afonso terá o final de maio e todo o mês de junho para se restabelecer até aos Jogos Olímpicos. O defesa de 23 anos integrou a última lista de convocados de Rui Jorge e tem boas possibilidades de representar Portugal nas Olimpíadas do Brasil.

O contrato entre o Boavista e Afonso cessa no final da presente época e o esquerdino tem várias propostas para prosseguir a carreira, em Portugal e no estrangeiro.

Criado nas escolas do Sporting (seis temporadas), Afonso Figueiredo passou posteriormente por Belenenses e Sp. Braga, até chegar em 2013 ao Boavista.

Nas duas temporadas das Panteras na I Liga, Afonso foi sempre um dos elementos em maior destaque. No total fez 49 jogos oficiais e um golo. Agora poderá descansar e recuperar do problema físico que o atormentava há algum tempo.