As contas são fáceis de fazer. De um plantel com 23 atletas, três estão lesionados e obrigados a paragens razoavelmente longas: Tiquinho Soares, Otávio e, desde o jogo contra o Leipzig, Moussa Marega. 

Ora, restam assim 20 unidades. Como quatro são guarda-redes (Sá, Iker, Vaná e João Costa), Sérgio Conceição fica com 16 futebolistas de campo.

Se quisermos incluir Diogo Dalot e Galeno, jogadores da equipa B, na contabilidade, o número passa para quatro guarda-redes e 18 defesas/médios/avançados.

O problema maior é que nestes 18 só há cinco elementos para o ataque: Jesus Corona, Brahimi, Hernâni, Galeno e Aboubakar. O plantel do FC Porto é curto e está completamente no limite para a receção ao Belenenses.

Perante isto, é mais do que provável o regresso ao 4x3x3, com a inclusão de André André no trio intermediário e um ataque com Corona (que saiu com fadiga contra o Leipzig), Aboubakar e Brahimi.

No final do jogo, Sérgio Conceição até disse que «se for preciso» chama mais alguém da equipa B ou dos juniores.

Ora, e quem são estas possíveis opções alternativas para o ataque? O Maisfutebol traça um pequeno perfil sobre cada uma delas.

Entretanto, vale a pena lembrar que Rui Pedro e, muito especialmente, Gonçalo Paciência estão a jogar e a fazer golos na I Liga, emprestados a Boavista e a V. Setúbal, respetivamente.

TONY DJIM: avançado, 20 anos
Tem 8 jogos e 2 golos marcados na II Liga. Está no clube desde 2014, proveniente do Standard Liège, e tem alternado entre o banco e a titularidade na equipa B. Forte fisicamente, explosivo, mas longe de ser um goleador.

Tony Djim, avançado da equipa B

ANDRÉ PEREIRA: avançado, 22 anos
Leva 5 golos em 11 jogos oficiais esta época. É um ponta-de-lança alto (1,88 metros) e que sabe tratar a bola. Saiu do FC Porto em 2009, passou por vários emblemas (Leixões, Varzim, Sp. Espinho e Sanjoanense) e foi resgatado em janeiro de 2017. Fez cinco golos no FC Porto B durante a segunda metade da época anterior.

Oito anos depois, André Pereira voltou ao FC Porto

JUNIOR MALECK: avançado, 18 anos
É o melhor marcador dos Sub19. Marcou 8 golos em 12 jogos e tem deixado uma excelente impressão. Está emprestado ao FC Porto pelos mexicanos do Santos Laguna. É habilidoso e muito móvel.
 

Junior Maleck é o melhor marcador dos Sub19 do FC Porto