Acompanhe o Sporting-Belenenses no Ao VIVO do Maisfutebol a partir das 18h00.

MOMENTO

Sporting: os leões chegam a este jogo depois de uma goleada em Santa Maria da Feira a fechar o ano que valeu a qualificação para a Final Four da Taça da Liga, mas a verdade é que, na Liga, em Guimarães, os leões viram quebrada uma invencibilidade de dez jogos consecutivos [oito vitórias nos jogos anteriores]. Pela frente, a equipa comandada por Keizer vai ter mais um jogo exigente, um dérbi, frente a um Belenenses que, apesar da derrota diante do FC Porto (1-2), a fechar o ano, na Taça da Liga, vinha de um dos melhores períodos da época, com nove pontos somados nos últimos quatro jogos. Mais do que isso. O Belenenses, na Liga, ainda não perdeu fora de casa esta época. Por outro lado, a equipa de Alvalade, face ao desaire do Benfica em Portimão, volta a ter o segundo lugar à vista.

Belenenses: a equipa comandada por Silas chega a este jogo depois de uma derrota, em casa, diante do FC Porto, para a Taça da Liga, mas a verdade é que o treinador poupou muitos dos habituais titulares para este regresso à Liga. Focando a lente apenas na Liga, os «azuis» venceram três dos últimos quatro jogos e, como já dissemos, ainda não perdeu na condição de visitante esta temporada. Mais um teste difícil para Silas que na jornada seguinte, já no próximo fim de semana, recebe o V. Guimarães. Também é verdade que, até agora, a equipa de Silas ainda não visitou nenhum dos candidatos ao título.

AUSÊNCIAS

Sporting: Bruno Fernandes é a grande baixa dos leões. Ao fim de 39 jogos,desde março do ano passado, o médio falha uma convocatória, por castigo, viu o quinto amarelo em Guimarães e falha o jogo desta quinta-feira. Battaglia e Montero também continuam de fora, por lesão, mas Wendel e Nani estão de volta às opções de Marcel Keizer. Carlos Mané também fica de fora, por opção técnica.

Belenenses: Silas geriu o plantel no último jogo, na Taça da Liga, frente ao FC Porto, mas continua sem poder contar com Sagna, Nuno Tomás, Chaby e Tiago Caeiro, todos indisponíveis por lesão.

DISCURSO DIRETO

Marcel Keizer: «Espero um jogo difícil. É uma boa equipa, que tem vindo a conseguir bons resultados. Ainda não perderam nenhum jogo fora, isso significa que é uma equipa organizada. (…) Nós também conseguimos bons resultados e isso significa que temos um bom estilo de jogo. Temos de garantir que vamos continuar assim e espero um bom jogo.»

Silas: «[O Sporting] É diferente, porque agora já tem bases que foram criadas pelo Peseiro. Agora já pouca gente se lembra de como estava o Sporting antes do Peseiro. É muito mais fácil o trabalho do treinador que veio depois»,

HISTÓRICO

Em casa, o Sporting é claramente favorito neste dérbi repleto de história. Em 77 jogos para a Liga, em Alvalade, os leões venceram 59, empataram doze e perderam apenas seis. Na última época, a equipa da casa venceu com uma grande penalidade concretizada por Bas Dost, mas há dois anos foram os «azuis» que levaram a melhor, vencendo por 3-1. Bruno César até marcou primeiro, já aos 52 minutos, mas Camará empatou, aos 65, enquanto Dinis Almeida (85m) e Gonçalo Silva (88m) deram a volta ao resultado.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Sporting:

Belenenses: