A luta pelo terceiro lugar, que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, está renhida e parece passar apenas por Sporting e Sp. Braga. Os leões têm um ponto de vantagem sobre os bracarenses (47 contra 46) e têm um calendário mais facilitado.

A época dos dois emblemas equivale-se, neste momento. As duas equipas têm 13 jogos para disputar, em duas competições: Liga e Taça de Portugal. E podem jogar ainda um 14.º, uma contra a outra: a final do Jamor, caso se apurem as duas.

Desses 13 confrontos já agendados, centremo-nos nos da Liga que são 11. Nesses, Sporting e Sp. Braga repetem cinco adversários - Penafiel, V. Guimarães, P. Ferreira, Marítimo e V. Setúbal - e jogam um entre si em Alvalade.

E assim, cinco deles diferem e aí o Sporting está mais «folgado». O Sp. Braga ainda tem de defrontar o FC Porto e o Benfica, enquanto o Sporting já os defrontou. Na próxima jornada os bracarenses recebem os azuis e brancos e na ronda seguinte deslocam-se à Luz. O Sporting recebe o Penafiel e depois visita o Marítimo, os 18.º e 11.º classificados, respetivamente.

CLASSIFICAÇÃO

Até ao final do campeonato, a equipa de Marco Silva tem ainda de jogar frente ao Boavista (13.º), Moreirense (10.º), Nacional (8.º), Estoril (12.º) e Rio Ave (9.º). Já a de Sérgio Conceição jogará ainda diante da Académica (15.º), Gil Vicente (17.º) e Belenenses (6.º).

Ou seja, o Sporting mede forças com quatro adversários da primeira metade da tabela e seis da segunda, enquanto o Sp. Braga terá pela frente cinco de cada, incluindo os dois que lutam pelo título. Contas feitas à 23.ª jornada.