Alan tem sido imprescindível para Jorge Simão, voltando a assumir papel de destaque no Sp. Braga depois da chegada do novo técnico. Com José Peseiro o veterano jogador de 37 anos apenas tinha sido titular em três dos 23 jogos oficiais do emblema minhoto. Os números são outros com o novo técnico, que deu a titularidade ao médio nos três jogos que orientou.

Num desses jogos, na receção ao Moreirense, Alan esteve mesmo os noventa minutos em campo, o que não acontecia há praticamente um ano, pela mão de Paulo Fonseca. Desde o dia 6 de janeiro de 2016, em jogo a contar para a 16.ª jornada da época passada, diante da Académica, que Alan não participava num jogo de início ao fim.

Por outro lado, com a titularidade de Alan em Alvalade, no jogo que marcou a transição entre Peseiro e Jorge Simão, assegurada por Abel Ferreira, o brasileiro soma quatro titularidades seguidas, o que não acontecia desde 21 de dezembro de 2015, igualmente na época em que Fonseca foi o treinador dos minhotos.

Apesar de a base de comparação ser diferenciada, na medida em que José Peseiro orientou o clube em 23 jogos e Jorge Simão apenas assumiu três jogos, com o novo técnico Alan soma 204 minutos (75,5% do tempo de jogo em campo), sendo que com Peseiro jogou 341 minutos (16,4%).

Ao todo Alan foi utilizado em dezasseis jogos esta época, tendo apontado um golo, à sexta jornada, na receção ao V. Setúbal.