Quando o FC Porto entrar no relvado do Sp. Braga, já terá em seu poder as contas do dérbi de Alvalade: ou seja, a vitória do Benfica, que travou o até então líder Sporting. Independentemente disso, e sejam quais forem os cálculos, a consequência teria de ser sempre a mesma, para que os homens de José Peseiro prossigam na luta pelo título: a vitória.

Os dragões têm-se dado muito bem em Braga nas últimas épocas, mas esta equipa treinada por Paulo Fonseca está a efetuar uma temporada tremenda e será, por certo, um obstáculo duríssimo. O Sp. Braga é um jogo grande e um verdadeiro Clássico do futebol nortenho.

O duelo começa às 20h30 de domingo e pode ser vivido AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO:
SP. BRAGA: 14 jogos oficiais sem derrotas, quatro empates nos últimos quatro compromissos. Registo equilibrado e sólido de uma equipa repleta de boas opções para todos lugares. Paulo Fonseca mexe com rigor, muda peças e o conjunto mantém elevado índice competitivo. A última derrota do Sp. Braga aconteceu em Alvalade, a 10 de janeiro, e antes disso temos de recuar até 30 de novembro e à receção ao Benfica. Ou seja, nos últimos 28 compromissos, o Sp. Braga só perdeu em Alvalade e em casa com o Benfica. Notável!

FC PORTO: 12º jogo no reinado de José Peseiro, sete vitórias e quatro derrotas para o treinador ribatejano. Pormenor importante: para o campeonato, Peseiro só perdeu contra o Arouca, pois os restantes insucessos foram para a Liga Europa (dois) e Taça da Liga. O sucessor de Julen Lopetegui chega a esta altura com todas as possibilidades de se aproximar mais do que nunca, nos últimos meses, do primeiro lugar. Para isso, porém, não pode falhar em Braga, sob pena de sepultar de uma vez por todas os sonhos azuis e brancos.

AUSÊNCIAS:
SP. BRAGA: Rui Fonte, Crislan e Ringstad (lesionados); Josué (emprestado pelo FC Porto); Filipe Augusto (castigado);

FC PORTO: Evandro e Silvestre Varela (lesionados);

DISCURSO DIRETO:
PAULO FONSECA: «Vamos ter aqui um FC Porto motivado, que vai querer vencer o jogo, até pelo dérbi; sei que vou ter aqui um FC Porto ambicioso e a querer aproveitar o resultado desse jogo. Espero um FC Porto forte, ao seu nível, mas também que não pode perder pontos».

JOSÉ PESEIRO: «Vamos defrontar uma equipa muito boa, que tem boas ideias, bem organizada, consistente, com argumentos bons, um treinador bom, que está também muito feliz porque está na final da Taça. O FC Porto não tem receio de adversários, mas tem de ter respeito».

REGISTO HISTÓRICO:

59 jogos entre Sp. Braga e FC Porto na Cidade dos Arcebispos para a I Liga, vantagem azul e branca no confronto direto. 34 vitórias para os dragões, 13 empates e 12 triunfos arsenalistas. Nas últimas cinco temporadas, FC Porto sempre a ganhar. A última derrota dos portistas ocorreu a 19 de setembro de 2009. 1-0 para o Sp. Braga, golo de Alan aos 69 minutos. Domingos Paciência treinava os minhotos, Jesualdo Ferreira estava no banco portista.

EQUIPAS PROVÁVEIS

SP. BRAGA



Outros Convocados: Matheus (GR), Ricardo Ferreira, Djavan, Alef, Vukcevic, Aarón Ñiguez, Rafa e Stojiljkovic

FC PORTO



Outros Convocados: Helton (GR), Chidozie, José Ángel, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Marega e Aboubakar.