FIGURA: GIL DIAS
Uma assistência e um golo, aos 21 minutos e já nos descontos, respetivamente. Entre esses dois lances ajudou o Rio Ave a dominar o encontro frente ao Estoril, levando perigo à baliza de Luís Ribeiro e ainda teve uma bola no ferro. Dos melhores em campo e que soube traduzir a exibição em golos e três pontos que lançam o Rio Ave para a Europa.
 
 
MOMENTO: 90+1 minutos, o 0-2
O Rio Ave tanto tentou (e desperdiçou) que lá chegou ao 2-0. Já não marcava dois golos desde 21 de janeiro, quando perdeu no Dragão por 4-2. A vitória estava segura, ajudou a quebrar esse recorde negativo e terá dado outra motivação à equipa de Luís Castro que joga bem mais do que os resultados que tem conseguido.
 
 
OUTROS DESTAQUES:
Mattheus: dos melhores em campo do lado do Estoril, numa exibição pouco feliz e frente a um Rio Ave muito superior. O médio brasileiro foi dos mais inconformados da equipa canarinha, estando em todos os lances de maior perigo do Estoril e criando oportunidades. Sem sucesso, mas tentou de bola parada e corrida.
Diogo Amado: por norma, quando joga, destaca-se e frente ao Rio Ave também se destacou, mas claramente que não foi uma exibição conseguida no geral. Recuperou bolas e quando conseguiu lançou o Estoril para o ataque, tentando ainda anular os vila-condenses e em alguns lances até conseguiu. O melhor nesse aspeto.
Licá: mais um que merece destaque e que sobressaiu no jogo menos conseguido do Estoril. Procurou organizar o meio-campo, com a ajuda de Diogo Amado, e conseguiu em alguns momentos. Também tentou o golo, e teve das melhores oportunidades, mas isso já não conseguiu.
Guedes: um golo, que garantiu os três até aos 90+1 minutos, e uma exibição de destaque, mas também manchada por algum desacerto na finalização. Teve mais três oportunidades e desperdiçou-as, fazendo com que com o Rio Ave só conseguisse respirar tranquilamente nos descontos. 
Rafa: boa exibição do lateral emprestado pelo FC Porto que, além de neutralizar os ataques do Estoril pelo lado esquerdo, ainda teve tempo para fazer vários cruzamentos com perigo e pulmão suficiente para entrar na área do Estoril e assistir Gil Dias para o 0-2 final já nos descontos.
Petrovic e Rúben Ribeiro: um Rio Ave seguro e a bom nível na Amoreira com este dois jogadores também a merecerem destaque. O primeiro por ter anulado o Estoril, recuperado bolas e ter lançado o Rio Ave para o ataque; o segundo pelo que correu, pelas bolas que lançou para a área e pela jogada e pelo atraso para Gil Dias que originou o 0-1.