A Académica recebe, este sábado, às 18h30, o Sp. Braga em jogo da 33.ª jornada da Liga, numa semana em que os estudantes de Coimbra estão em festa com a Queima das Fitas e na qual esperam que não se oiça de novo a Balada da Despedida, que é como quem diz da descida.

É difícil que isso não aconteça, mas ainda há seis pontos em disputa. A Académica e o Tondela estão igualados na tabela, com 24 pontos, e têm o U. Madeira a cinco de distância. Por isso, este encontro é fundamental para a equipa de Coimbra.

Vencer é o único cenário que pode ajudar os estudantes a manter a esperança na manutenção, mas o U. Madeira também tem de ceder no Bessa para que a descida não se sentencie já.

Por sua vez, o Sp. Braga pode encarar este encontro de outra forma, mas também o vê como importante já que pelo menos o empate lhe garante matematicamente o quarto lugar.

 

Académica-Sp. Braga para seguir ao minuto

 

MOMENTO

A Académica caiu para o último lugar da Liga na última jornada e tem a permanência muito complicada. Para além de não depender de si mesma, a Briosa tem tido dificuldades em pontuar. Não vence desde 6 de março, na receção ao V. Guimarães e desde aí só conquistou dois pontos: um em Moreira de Cónegos e outro em Belém.

Sp. Braga quebrou em abril, por estar ainda em quatro frentes, mas tem o quarto lugar praticamente garantido. O empate serve à formação bracarense, que tem o Arouca a cinco pontos de distância. Na jornada anterior, o Sp. Braga recebeu e venceu o V. Setúbal, por 3-2, mas vem de uma derrota na Luz, que lhe custou o afastamento da final da Taça da Liga.

 

DISCURSO DIRETO

Filipe Gouveia (Académica): está suspenso pela Liga e não fez antevisão ao encontro.

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Estamos virados para o nosso objetivo, que é garantir matematicamente o quarto lugar. Este jogo vai realizar-se com esta especificidade de garantir o quarto e a Académica ter de vencer para se manter na Liga. O empate não serve, de todo, ao adversário. Presumo em função disto, um jogo aberto, com as duas equipas a tentar vencer.»

 

AUSÊNCIAS

Académica: Ricardo Nascimento e Rafael Lopes.

Sp. Braga: Vukcevic, Pedro Santos, Filipe Augusto e Rui Fonte.

 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Académica e Sp. Braga vão encontrar-se pela 43.ª vez em Coimbra, em jogos do campeonato. Ainda assim, a equipa da casa não tem conseguido sobrepor-se em demasia aos brancarenses. No total, a Académica venceu 15 encontros e perdeu 12, enquanto o empate se registou no último jogo e noutras 14 ocasiões.

 

EQUIPAS PROVÁVEIS

Académica

Outros convocados: Lee, João Gomes, Gustavo, Makonda, Rui Pedro, Rabiola, Gui e Hugo Seco.

Sp. Braga

Outros convocados: Marafona, Boly, Djavan, Alef, Aarón, Alan, Wilson Eduardo e Hassan.