O FC Porto desloca-se este sábado a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, em partida a contar para a 33ª jornada da I Liga.

O pontapé de saída está marcado para as 16h15 e pode acompanhar tudo AO MINUTO no Maisfutebol.

Momento

Rio Ave: os vilacondenses recebem os dragões num dos melhores momentos da época e à procura de confirmar a candidatura europeia. A equipa de Pedro Martins apenas perdeu por uma vez, frente ao Benfica, nos últimos cinco jogos registando nos restantes quatro desafios dois empates e duas vitórias. Embora o saldo da última mão cheia de jogos disputados seja positiva, o conjunto do Rio Ave empatou, na última jornada, com o Tondela e perdeu o 6º lugar que lhe garantia o apuramento para a Liga Europa do próximo ano. A dois jogos do fim do campeonato, todos os pontos são importantes na luta acérrima pela participação na segunda maior competição de clubes da UEFA.

FC Porto: continua o registo irregular da equipa liderada por José Peseiro. Nos últimos cinco jogos, o FC Porto venceu dois e perdeu três, o último em casa, no clássico frente ao Sporting. Com o terceiro melhor registo da Liga a jogar fora de portas, os portistas apenas saíram derrotados nas viagens ao Minho, a Alvalade e à capital do móvel. Nota ainda para o facto de dois desses desaires terem sido com Peseiro no comando, enquanto as restantes distribuem-se entre Rui Barros e Julen Lopetegui.

Ausências:

Rio Ave: Aníbal Capela (lesão), Kayembe (impedido) e Tarantini (castigado)

FC Porto: Alberto Bueno (lesionado)

Discurso Direto:

Pedro Martins: «Tenho um grupo que deu sempre boa resposta em situações de tensão. Vamos defrontar o FC Porto, que apesar de não estar a fazer um boa época, é sempre uma fortíssima equipa, crónico candidato ao título, mas acreditamos que podemos vencer, pois continuamos empenhados em alcançar o objetivo que nos propusemos de chegar à Liga Europa.»

José Peseiro: «É nossa obrigação, é nossa responsabilidade, entrar em qualquer jogo e fazer o nosso melhor. É isso que vamos fazer depois de amanhã em Vila do Conde. Sabemos que há uma equipa a competir por algo, por um lugar na UEFA, mas há o FC Porto a competir pela sua responsabilidade, pela camisola, orgulho, dignidade, pela vontade de melhorar e ser mais consistente. O Rio Ave tem colocado grandes dificuldades aos adversários. Tem tido capacidades para discutir os resultados contra os maiores.»

Histórico de confrontos:
43 é o número de vezes que os dois conjuntos se defrontaram em jogos a contar para a I Liga com clara supremacia dos ‘azuis e brancos’: 29 vitórias contra apenas 2 do Rio Ave, sendo que houve empate por 12 vezes. E em Vila do Conde o cenário não se altera. Uma vitória para os da casa, oito empates e 12 vitórias para os ‘dragões’.

 

A tarefa dos homens de Pedro Martins não se afigura nada fácil, já que a última vez vitória do Rio Ave data da temporada 2003-2004.

 

Equipas Prováveis:

Rio Ave

Outros convocados: Rui Vieira (GR), Pedrinho, Nélson Monte, Vilas-Boas, João Novais, Krovinovic, Ukra, Yazalde e Hélder Postiga.

FC Porto

Outros convocados: Iker Casillas (GR), Marcano, Rúben Neves, Evandro, André André, Varela e Aboubakar.