O momento:

Benfica :
Ditada a eliminação das provas europeias (embora ainda com um jogo por disputar), a equipa de Jorge Jesus reagiu positivamente a esse desaire, com uma vitória frente à Académica. O Benfica continua assim a mostrar-se competente a nível interno, e agora no regresso à Luz procurará manter a vantagem pontual na Liga, ou até mesmo aumentá-la antes da visita ao Dragão.

Belenenses:
Os vizinhos estão mais próximos do que é normal na tabela classificativa, e a «culpa» é sobretudo dos azuis, que vai mantendo-se afastado o mais possível da habitual luta pela permanência. A equipa do Restelo não terá argumentos para a luta pelo título, como outrora, mas de qualquer forma os resultados conquistados na presente temporada contribuem decisivamente para aumentar a expectativa relativamente ao encontro deste sábado.

Ausências:

Benfica: Sílvio, Eliseu, Fejsa, Rúben Amorim e Sulejmani lesionados

Belenenses: Diogo Ribeiro, Filipe Ferreira e Filipe Mendes lesionados, e João Meira castigado.

Discurso direto:

Jorge Jesus: ««Estive no Belenenses três anos enquanto jogador e dois enquanto treinador. Tenho melhores recordações dos tempos em que fui treinador, porque como jogador tive lesões graves. Tenho muito orgulho em ter representado o Belenenses. Foi um clube que me marcou.» 

Lito Vidigal: «O Benfica está em primeiro lugar, é candidato ao título todos os anos, nós lutamos por outros objetivos, mas acreditamos sempre que podemos fazer algo diferente e criar uma surpresa. É dessa forma que temos estado a trabalhar toda esta semana.»

Histórico de confrontos:
Esta será a 74ª vez que o Benfica recebe o Belenenses para o principal escalão do futebol português, e o histórico é claramente favorável às «águias», que venceram 52 vezes. O Belenenses só conseguiu sete triunfos, o último dos quais em 2000, com Lito Vidigal no «onze» (tal como em 1997, na penúltima vitória). Refira-se ainda que na época passada o Belenenses conseguiu conquistar um ponto na Luz, com um golo de Diakité, que depois foi para o Benfica…de Luanda.

Onzes prováveis:



Outros convocados: a lista só é divulgada no dia do jogo




Outros convocados: Ventura, André Teixeira, Daniel Martins, Rodrigo Dantas, Fábio Sturgeon, Fábio Nunes, Abel Camará, Mailó e Tiago Caeiro