O Belenenses-Tondela é o penúltimo jogo da 10.ª ronda da Liga. Saiba tudo sobre esta partida AO VIVO com o Maisfutebol a partir das 19h00 desta segunda-feira.

O MOMENTO

Belenenses: no ano passado, pela mesma altura, os azuis do Restelo tinham 17 pontos e começavam a ser um caso sério pelo na luta pelos lugares de acesso à Liga Europa. Nesta época, a equipa de Ricardo Sá Pinto soma dez pontos à 9.ª jornada, pecúlio que vale um modesto 13.º lugar na Liga. Vem de duas derrotas consecutivas (4-0 em Braga e 0-2 contra o Basileia) e o Tondela é, teoricamente, um dos adversários ideais para recolocar os azuis do Restelo no rumo da estabilidade, sob pena de se atrasarem ainda mais dos lugares de acesso à Liga Europa, meta que, sublinhe-se, não é assumida publicamente pelos responsáveis do futebol do clube.

Tondela: a época de estreia da equipa do distrito de Viseu na Liga está a ser tudo menos tranquila. Os maus resultados neste início de temporada custaram a saída a Vítor Paneira após a 7.ª jornada. Certo é que, com Rui Bento ao leme, ainda não houve sinais de retoma: eliminações precoces das taças, um empate em Arouca e uma derrota contundente com o Benfica na última ronda obrigam a uma reação urgente do atual 17.º classificado do campeonato, que não ganha desde 30 de agosto, altura em que venceu em casa o Nacional por 1-0.

AUSÊNCIAS

Belenenses: João Vilela, João Afonso, Palmeira, Gonçalo Brandão, Miguel Rosa e Carlos Martins (lesionados); Luís Leal (castigado).

Tondela: Matt Jones e Wagner (lesionados); Oto’o Zué, Murillo e Raphael Guzzo (ao serviço das seleções).

DISCURSO DIRETO

Sá Pinto (Belenenses): «A equipa está confiante e motivada. Os três pontos são o nosso único objetivo e estamos focados na vitória.»

Rui Bento (Tondela): «Não podemos partir para nenhum jogo sem acreditarmos e isso tem de ser um sentimento dentro de todos. Acreditar nas nossas capacidades, no nosso trabalho, no valor dos jogadores: é por aí o caminho.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

De um lado um dos históricos do futebol português. Do outro, uma equipa estreante na Liga. Dois factos que ajudam a explicar por que razão Belenenses e Tondela apenas se defrontaram por duas vezes. Aconteceram em 2012/13, estavam os dois conjuntos na II Liga. O Belenenses goleou nas duas vezes: 4-0 em casa e 5-1 em Tondela.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Belenenses:

Outros convocados: lista não divulgada

Tondela:

Outros convocados: Miguel Batista, Kaká, Nuno Santos, Bruno Monteiro, Salva Chamorro, Piojo e Dolly Menga