Acompanhe o Arouca-FC Porto AO VIVO no Maisfutebol, a partir das 20h30 desta sexta-feira

O MOMENTO

Arouca: A cumprir a quarta época na Liga, nunca a equipa da serra da Freita tinha perdido quatro jogos consecutivos no campeonato. E se é verdade que os 27 pontos alcançados até ao momento dão alguma margem de erro à equipa agora orientada por Manuel Machado, as três derrotas sofridas pelo sucessor de Lito Vidigal no comando dos arouquenses não serão, por certo, o cartão de visita que o experiente técnico gostaria de apresentar. E agora, segue-se um Dragão super-motivado por oito vitórias consecutivas e a querer manter a pressão sobre o Benfica. «Um monstro», antevê Manuel Machado.

FC Porto: Um, dois, três... oito. É este o número de triunfos consecutivos que a equipa de Nuno Espírito Santo leva no campeonato, na perseguição feroz que tem feito ao líder do campeonato. Apesar de ter uma deslocação aos Alpes para defrontar a Juventus, em jogo da segunda mão dos oitavos de final de Liga dos Campeões, o conjunto azul e branco sabe da importância de, antes, ultrapassar com sucesso esta subida à serra da Freita, para voltar a colocar a pressão do lado dos encarnados. Ainda para mais, porque a eliminatória europeia está inclinada para o campeão italiano, e o FC Porto passa a jogar todas as fichas na recuperação do título nacional.

AUSÊNCIAS

Arouca: Karl, Nuno Coelho e Adilson (lesionados); Sami e Bolat (emprestados pelo FC Porto).

FC Porto: Herrera, Corona e João Costa.

DISCURSO DIRETO

Manuel Machado: «Se aliarmos o objetivo e o momento que estão a viver, que é muito positivo, a casa que se adivinha, em termos de apoio, maioritariamente 'azul e branca', temos pela frente um ‘monstro’. A tarefa que se avizinha não é fácil, não nos tira a ambição».»

Nuno Espírito Santo: «Felizmente temos conseguido sucesso, e quando se consegue, a exigência sobe. Queremos manter essa exigência para continuar a vencer. Independentemente de qualquer recorde, o fundamental é o trabalho da equipa, conseguir os três pontos porque estamos numa luta que há tempos não estávamos, e só dependemos de nós.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Em sete jogos disputados entre as duas equipas, o domínio portista é claro, com seis vitórias e apenas uma derrota diante do Arouca. Além disso, os azuis e brancos costumam dar-se bem com os ares da serra da Freita, onde venceram de forma clara nas três deslocações realizadas: 1-3 na primeira e na última visita, intervalados com um 0-5 na época 2014/15.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Arouca

Outros convocados: Bracali, Hugo Basto, Vítor Costa, Gilson, Artur, Sancidino e Walter González.

FC Porto

Outros convocados: O FC Porto não divulgou a lista de convocados.