Acompanhe o Estoril-Nacional EM DIRETO no MAISFUTEBOL a partir das 16h00

O MOMENTO

Estoril: os homens da Linha (15.º) atravessam um período positivo na temporada, que coincidiu com a entrada de Pedro Emanuel para o comando técnico. Aliando as exibições aos resultados, é notório que o novo treinador trouxe consigo uma lufada de ar fresco. O Estoril chega a este encontro depois de um empate surpreendente no Estádio da Luz, para a Taça de Portugal. Os canarinhos foram eliminados e vêm com o orgulho ferido, sobretudo depois de tudo o que fizeram frente ao poderoso Benfica (3-3). Contando com esse embate com as águias, a equipa da Linha não perde há quatro jogos, mas também não conseguiu vencer. Defrontar o último classificado da Liga pode traduzir-se numa bela oportunidade para somar os três pontos finalmente e escapar da cauda da tabela.

Nacional: os insulares vêm de uma derrota caseira com o V. Guimarães e partilham a última posição da tabela classificativa com o Tondela. Habituados a estarem na Liga nos últimos anos, os alvinegros atravessam uma crise de resultados bastante preocupante (não vencem há 14 jogos) e nem mesmo a entrada de um novo treinador ajudou a reverter a situação. João de Deus ainda não conseguiu vencer desde que assumiu o comando técnico da equipa insular e neste momento cada pontinho é precioso na luta pela manutenção, embora pensar ponto a ponto comece a não fazer sentido também. Os quatro pontos para a fuga da linha de água obriga-os a vencer. Nesta ronda pode servir de motivação o facto de o Moreirense defrontar o Benfica, o que, em caso de triunfo do Nacional, permitia uma aproximação à primeira equipa acima da zona dos aflitos.

AUSÊNCIAS

Estoril: Nuno Lopes, Thiago Cardoso, André Claro, Gonçalo Brandão, Bazelyuk e Afonso Taira (Lesionados); Diogo Amado (Castigado).

Nacional: Aristeguieta (condicionado); Rui Correia (Castigado).

DISCURSO DIRETO

O jogo com o Nacional poderá ser o mais importante dos três desta semana. Sabemos que é importante conquistar pontos, porque é um adversário que vem aqui jogar uma das últimas ‘cartadas’. Temos consciência disso e do que é preciso fazer para somar os três pontos» Pedro Emanuel

Espero uma equipa mais competente relativamente à aquela que defrontou o Guimarães na última jornada, fruto de mais uma semana de trabalho, em que os jogadores deram continuidade à perceção daquilo que eu quero, com um grupo mais capaz de interpretar a minha filosofia, começou por dizer» João de Deus

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Estoril e Nacional defrontaram-se para o campeonato onze vezes e o saldo é bastante equilibrado. Os canarinhos venceram 5 dessas ocasiões, contra 4 dos insulares. Empates foram dois apenas. Importa também referir que o Nacional nunca conseguiu vencer na Amoreira. O melhor que conseguiu foi arrancar um empate à turma da Linha em 2015. Ainda assim, é curioso verificar que os três últimos encontros entre ambos terminaram com resultados diferentes, o último deles uma vitória dos canarinhos na Choupana, no jogo da primeira volta (0-1).

EQUIPAS PROVÁVEIS

Estoril:

Outros convocados: não divulgados ainda.

Nacional:

Outros convocados: não divulgados ainda.