O Sporting Clube de Braga e o Município de Braga assinaram, na passada sexta-feira, a escritura pública para a constituição do direito de superfície a favor do clube sobre os terrenos onde será edificada a segunda fase da Cidade Desportiva. As obras arrancam já no próximo mês de outubro.

As obras vão contemplar um novo estádio com capacidade para 2.200 espectadores, mais arranjos exteriores envolventes, num total de uma área de construção de 29.076 metros quadrados.

Esta segunda fase do projeto é avaliada como um investimento de 11 milhões de euros e além do novo estádio, inclui também um pavilhão multiusos.

Nas imediações do pavilhão vão ser ainda instaladas uma área administrativa, uma área residencial com 60 quartos duplos, uma área de refeitório e de descanso, e ainda um espaço de apoio às equipas profissionais, com balneários, ginásio e espaços para fisioterapia e hidroterapia, com piscina.

Com um custo de nove milhões de euros, a primeira fase já foi concluída e abriu portas em julho de 2017.  Esta apresentou um edifício para o futebol de formação, cinco campos relvados de futebol de 11 – três naturais e dois sintéticos -, um campo de futebol de sete e um campo de futebol de praia, que se somaram aos dois campos relvados de treino que já existiam.

A data prevista para a finalização da cidade desportiva é para 2021. A sua inauguração marcará o centenário do clube, com o objetivo de homenagear os fundadores do Sp. Braga, os sócios e os adeptos.