Acompanhe aqui AO VIVO o FC Porto-Sp. Braga

MOMENTO:

FC PORTO

O campeão nacional vem de uma goleada a meio da semana sobre o Lokomotiv (4-1) e neste momento está a atravessar a melhor fase da temporada, com seis triunfos consecutivos em diferentes competições, além da liderança do campeonato e do seu grupo da Liga dos Campeões. Óliver impôs-se no meio-campo e há Corona e Otávio em grande momento de forma na disputa por um lugar no onze. Sérgio Conceição tem, portanto, boas dores de cabeça para gerir no jogo grande da jornada, que decide quem ficará com o comando antes da paragem para compromissos com as seleções. A receção Sp. Braga, que na época passada perdeu tanto no Dragão como na Pedreira (3-1 e 1-0), permitirá perceber melhor que distância existe entre o campeão em título e um candidato em potência.

SP. BRAGA

Nove jornadas disputadas, 21 pontos conquistados. O ponto de partida é o mesmo para FC Porto e Sp. Braga, líderes da Liga Portuguesa, que se defrontam este sábado às 20h30 no Estádio do Dragão. A diferença tem que ver sobretudo com o tempo de descanso: ao contrário do adversário, o Sp. Braga está afastado das competições europeias e teve a semana inteira para preparar o jogo. Nota para o facto de os minhotos terem o melhor goleador da Liga (Dyego Sousa, 7 golos) e são ainda a única equipa nacional que ainda não perdeu qualquer jogo nesta época. O Dragão o teste que falta para perceber que armas tem a equipa de Abel Ferreira para apresentar este ano uma candidatura ao título.

--

AUSÊNCIAS:

FC Porto: Fabiano e Aboubakar (lesionados).

Sp. Braga: Matheus, Ricardo Ferreira, Ailton e Trincão (lesionados).

--

DISCURSO DIRETO:

Sérgio Conceição (FC Porto): «O Sp. Braga é uma equipa equilibrada e que sabe o que faz. Não é difícil identificar os automatismos deles, com e sem bola. Mas vou pensar muito na minha equipa. Vamos tentar provocar desequilíbrios no adversário. O Sp. Braga tem-se assumido como quarto grande e a expetativa é normal. Por isso é um jogo interessante, mas nós preparamos sempre os jogos da mesma forma. Seja contra o Sp. Braga ou um adversário do escalão inferior. A intensidade, o conhecimento do adversário, é tudo exaustivo, ao pormenor. Se vêm jogar olhos nos olhos? Não faço ideia. Creio que a estratégia não andará longe do que têm feito: dividir o jogo, condicionar o adversário no terço ofensivo… não sei se haverá uma estratégia diferente para o Dragão. Temos de fazer o nosso jogo, independentemente das ideias do Sp. Braga.»

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Vamos defrontar e desafiar o atual campeão em título, a equipa que está em primeiro lugar no campeonato, que está em primeiro também na Liga dos Campeões. O FC Porto tem uma forma de jogar muito versátil, adapta-se muito bem, quer seja em jogo apoiado, quer seja em jogo mais vertical ou nas bolas paradas. Amanhã é um grande desafio para nós e uma grande oportunidade. Vamos apanhar o melhor FC Porto da época, com um grande treinador. O que temos a fazer, porque queremos ser melhores do que na época passada, é desafiar os melhores, é isso que vamos fazer, desafiar o FC Porto em sua casa perante os seus adeptos. Vamos desafiar o FC Porto! Esperamos conseguir ser fiéis à nossa identidade, ao nosso plano de jogo e com carisma. O nosso objetivo é sempre o mesmo, seja onde for e contra quem for.»

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O FC Porto venceu mais de dois terços (104) da centena e meia de duelos contra o Sp. Braga (20 triunfos minhotos e 26 empates). Na Invicta a percentagem de sucesso dos dragões sobe ainda mais, naturalmente: 63 vitórias em 75 jogos em casa, 51 em 62 contando só os jogos no Porto para o campeonato – o Sp. Braga venceu em casa dos azuis e brancos apenas por quatro vezes na sua história, três delas para o campeonato. Na época passada, a equipa de Conceição fez jus ao historial e venceu tanto na primeira volta na Pedreira (1-0) como na segunda volta no Dragão (3-1).

--

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO

Outros convocados: lista não divulgada.

--

SP. BRAGA

Outros convocados: Marafona, Raúl Silva, João Palhinha, Fransérgio, Fábio Martins, Eduardo, Bruno Xadas e Paulinho.