Falhou com estrondo a missão para os vimanenses, neste jogo de encerramento da jornada 29. Se o objetivo era atravessar o Rio Ave para manter à tona o objetivo de chegar à Europa, o Vitória acabou afogado logo nas primeiras braçadas.

De conquistadora, a equipa de Sérgio Conceição passou a facilmente conquistável. Não vence há nove jornadas, averbando quatro derrotas e cinco empates. Hoje, teve novo desaire, diante de um adversário melhor em todos os aspetos de um jogo que começou a resolver-se desde cedo.

O primeiro ato foi logo decisivo: Guedes apareceu lá na frente logo aos cinco minutos para, num gesto felino, acenar a um cruzamento de Lionn e colocar de cabeça a bola no fundo das redes.

O Vitória sentiu o golpe e ainda estava a tentar reagir quando aos 21 minutos de novo Guedes, endiabrado, foi agarrado por Josué (num lance duvidoso, em que valeu o critério estrito do árbitro), o que motivou uma grande penalidade, convertida por Heldon.

Ainda o jogo ia meio da primeira parte e já o Rio Ave vencia por 2-0.

RECORDE O JOGO AO VIVO

Encontro resolvido? Sim, mas ainda ficaram dúvidas. Sobretudo por culpa de Otávio.

O brasileiro emprestado pelo FC Porto ao Vitória é um prodígio. Confirma-o a cada jogo que passa. Hoje, foi quase só ele a remar contra a maré rioavista: baixou para pegar no jogo desde zonas recuadas do meio-campo, apareceu a driblar com habilidade, a rematar com perigo (exemplo disso mesmo é o lance em que quase fez um golão aos 38’).

Ainda assim, o futebol do Vitória era como o drible de Otávio: curtinho. E foi insuficiente para reverter a corrente de jogo do Rio Ave. Muito futebol pelos flancos, com grande destaque para os laterais (Edimar e Lionn), mas também para os alas, sobretudo Héldon. E lá na frente Guedes, oportuno e cheio de garra a não dar nenhuma bola como perdida.

O resto fez-se com a segurança nas mãos de Cássio e com a solidez do eixo defensivo (Roderick e Marcelo) e sobretudo do trio de meio-campo Wakaso, Tarantini e Pedro Moreira.

Ficou fácil demasiado cedo o jogo para os de Vila do Conde, que seguraram o adversário no segundo tempo e até estiveram bem próximos do 3-0, como aos 69’, num remate à trave de Edimar. Não entrou aí, nem entraria mais em qualquer das balizas.

DESTAQUES: não saias da frente, Guedes

Pedro Martins venceu e o Rio Ave flutua com a terceira vitória seguida rumo ao destino Europeu. Tem agora 45 pontos, os mesmos do que o Arouca, adversário da próxima ronda.

Já para Sérgio Conceição a despedida do patamar de acesso à Liga Europa, onde já esteve, fez-se ao som de protestos dos adeptos do Vitória – duas centenas hoje em Vila do Conde – e com a imagem de uma sequência azarada bem sintetizada pelo gato preto que entrou no relvado logo no início da segunda parte.